Um Olhar para a Beleza I Colecção de Jóias ILLUMINATA
A L’ÉCOLE Asia Pacific, School of Jewelry Arts, apresenta de 13 de Novembro de 2023 a 31 de Março de 2024, a exposição intitulada: “ Um Olhar para a Beleza:
Colecção de Jóias ILLUMINATA”, um acervo extraordinário, que promete ser uma viagem através do tempo e a paixão de um coleccionador de Hong Kong por jóias.
Descobrir a beleza através de uma colecção de jóias sem precedentes de um eminente coleccionador local
Acerca da Colecção de Jóias ILLUMINATA, Nicolas Luchsinger, Curador da exposição e Presidente da Van Cleef & Arpels, Ásia-Pacífic afirmou o seguinte: “O nome da colecção de Jóias ILLUMINATA, apresenta o fascínio do coleccionador pelas suas peças e a iluminação delas…. Todos os exemplares desta colecção não são apenas usáveis, mas também um testemunho do profundo sentido de estilo do proprietário, influenciado pela vibrante confluência do Oriente e do Ocidente em Hong Kong”.
A L’ÉCOLE Asia Pacific, School of Jewelry Arts, apresenta a nova exposição intitulada
“ Um Olhar para a Beleza: Colecção de Jóias ILLUMINATA”, que promete ser uma viagem cativante através da paixão por coleccionar pelas jóias.
Esta mostra é a quarta da série ” Um Olhar para a Beleza através de um Coleccionador “, que é dedicada à investigação através do gosto e da arte de coleccionar. Na sequência das edições anteriores, que se iniciaram com uma colecção de jóias americanas do século XX (L’ÉCOLE em Nova Iorque, 2018), seguidas de tesouros do Reino da Arábia Saudita (L’ÉCOLE no Dubai, 2018), e das prestigiadas peças Art Nouveau da colecção do Albion Art Jewellery Institute (L’ÉCOLE em Tóquio, 2019), esta edição continua a centrar-se no diálogo entre culturas e nos seus critérios de beleza.
Com cerca de 50 peças extraordinárias, a mostra representa um diálogo entre a estética ocidental e oriental. Revela obras-primas europeias e chinesas, todas cuidadosamente seleccionadas da colecção privada de um conceituado coleccionador. Os visitantes iniciam uma viagem de descoberta, mergulhada no conceito multifacetado de beleza a partir de várias perspectivas, com uma forte ênfase nas noções intemporais de versatilidade e transformabilidade ao longo de 300 anos de história da arte. Olivier Segura, Director-Geral da L’ÉCOLE Ásia-Pacífic, Escola de Joalharia, resume tudo isto de uma forma muito clara: “Na L’ÉCOLE, temos continuamente a missão de partilhar a cultura da joalharia com um público vasto e diversificado. Desta vez, estamos entusiasmados por apresentar pela primeira vez este notável acervo de um coleccionador privado de Hong Kong. É um tributo ao apelo intemporal da beleza transcultural e aos legados duradouros da joalharia”.
Ao embarcar na sua sétima exposição em Hong Kong, a L’ÉCOLE Asia Pacific orgulha-se de apresentar uma selecção de obras-primas de joalharia da Colecção Illuminata, em estreia mundial. Esta apresentação excepcional oferece uma rara oportunidade de descobrir uma colecção privada, normalmente escondida do público.
A mostra está cuidadosamente dividida em trêssecções, cada uma representa uma faceta única da viagem inspiradora do coleccionador.
A primeira parte da mostra convida o visitante a descobrir exemplos requintados de mobiliário da época Ming, celebrando a mistura harmoniosa de artesanato e elegância. A paixão do coleccionador pela joalharia e pelo mobiliário Ming chinês está bem patente. Fabricados principalmente a partir da preciosa madeira tropical conhecida como “huanghuali”, estão expostos três tesouros excepcionais do final da dinastia Ming (1573-1644) na China: uma arca portátil utilizada como caixa de jóias, uma mesa “pingtouan” e uma cadeira de espaldar alto. Estas peças exemplificam o gosto refinado do coleccionador através do seu notável design e artesanato.
A parte principal da exposição é dedicada à joalharia ocidental, oferecendo uma viagem fascinante através do tempo e dos legados duradouros das mulheres. Estão expostas cerca de 40 peças que vão do século XVIII ao século XXI, incluindo estilos das épocas Barroca, Victoriana, Belle Époque e Eduardiana. O coleccionador seleccionou cuidadosamente estas peças pela sua elegância, artesanato fino, assim como pelo seu apelo à moda. Além disso, uma selecção de peças contemporâneas de designers de renome, como JAR e Carnet, realça a ligação íntima entre a joalharia e o corpo de quem a usa. Três peças de vestuário de senhora são combinadas com estes preciosos ornamentos, realçando o estilo pessoal único que as jóias permitem.
A última secção da mostra é uma janela para o mundo das jóias da corte Qing, oferecendo uma visão do património e da sua evolução ao longo das gerações. Através da história chinesa, os governantes imperiais impuseram leis sumptuárias relativamente aos materiais das jóias de corte. Nomeadamente, o jade, os fios de seda e as missangas surgiram como as principais características destes ornamentos. As 6 peças em exposição foram outrora usadas pelas damas da corte durante a dinastia Qing (1644-1911), proporcionando uma imagem da opulência desta época fascinante.
Esta exposição é comissariada por Nicolas Luchsinger, Presidente da Van Cleef & Arpels Ásia-Pacífico e o Diretor da Colecção do Património, com as valiosas contribuições da Consultora Científica Mathilde Rondouin, Historiadora de Arte e professora na L’ÉCOLE, Escola de Artes da Joalharia. A mostra é apresentada com o tema central a girar em torno da viagem do coleccionador, aprofundando os aspectos interligados da beleza, da joalharia e da transformabilidade.
A L’ÉCOLE convida calorosamente os visitantes a mergulharem no mundo encantador de ” Um Olhar para a Beleza: Colecção de Jóias ILLUMINATA” e as histórias cativantes por detrás destas peças extraordinárias, que estão a ser reveladas pela primeira vez na sua terra natal, Hong Kong. Ao contemplar a história da arte e ao questionar a arte de coleccionar, esta nova exposição está em sintonia com a missão prosseguida pela L’ÉCOLE desde a sua criação em 2012 com o apoio da Van Cleef & Arpels, a de promover os aspectos multifacetados da arte da joalharia através de cursos, palestras, workshops, exposições, publicações e investigação académica.
Theresa Bêco de Lobo