Lançamento “A Luz da Cal”
Urbano Tavares Rodrigues I Um esteta na literatura
Foi na histórica Biblioteca Pública de Évora, que se realizou a primeira apresentação da obra “A Luz da Cal – Itinerário Alentejano”, da autoria de Urbano Tavares Rodrigues e António Homem Cardoso.
Em forma de homenagem e lembrando o centenário do nascimento do grande escritor, o momento contou igualmente com a inauguração de uma exposição fotográfica da autoria do Mestre António Homem Cardoso, organizada por João Palmeiro.
Ao público presente, juntou-se a Ana Paula Amendoeira (CCDRA), Nuno Cabrita (Câmara Municipal de Évora) e o Cónego Eduardo Pereira da Silva.
A apresentação foi feita por Paulo Larcher e pelo Vitorino, que encantou a audiência e cantou juntando todos num “cante alentejano” que ficou marcado na nossa memória.
Os vinhos Hortas Velhas ofereceram a todos um momento de convívio e boa conversa.
Os cem anos de nascimento de Urbano Tavares Rodrigues, escritor, jornalista, crítico, ensaísta, professor, que agora se celebram, vêm destacá-lo como dos vultos mais apaixonantes da cultura portuguesa do século XX.
Considerado por muitos como um esteta ímpar da nossa língua, da nossa dignidade cívica, da nossa afirmação identitária, é homenageado com magnifico um livro-álbum editado pela By the book partir de textos seus sobre o Alentejo e de fotos de Homem Cardoso, significamente intitulado
“A Luz da Cal”, obra lançada na Biblioteca Pública de Évora. O Alentejo foi-lhe, como se sabe, paixão inquebrável, situando nele alguns dos melhores romances que escreveu; e muitas das lutas que travou contra a ditadura, a partir da situação do seu povo que exultou sem recuos.
A plasticidade, a sensualidade, a afectuosidade, a diversidade da escrita são referências que o individualizam tornando-o, para os que o conviveram, inesquecível.
António Brás