Para Além da Moda I Na Saatchi Gallery, em Londres
A Saatchi Gallery, em Londres apresenta uma exposição magnífica dos trabalhod de fotógrafos célebres de moda – “Para Além da Moda”, que está aberta ao público até 8 de Setembro de 2024.
A mostra está dividida em quatro secções: Allure, Fantasia, Realismo e Surrealismo, e conta a história de como a fotografia de moda se tornou mais do que um dispositivo comercial e evoluiu para uma forma de arte por direito próprio.
Pode-se admirar mais de 100 imagens de 48 fotógrafos, incluindo Nick Knight, Peter Lindbergh, Viviane Sassen, Paolo Roversi, Miles Aldridge e Ellen von Unwerth, assim como uma nova e excitante geração de fotógrafos de moda.
O evento tem a curadoria de Nathalie Herschdorfer, directora do Photo Elysée em Lausanne, Suíça, e foi realizada pela Fundação para a Exposição de Fotografia.
A Saatchi Gallery apresenta “Para Além da Moda,” como a principal exposição da sua temporada de verão de 2024. A mostra destaca o trabalho de fotógrafos célebres de moda de todo o mundo. Os trabalhos demonstram como a fotografia de moda ultrapassou a simples apresentação de linhas de produtos para reflectir sobre a realidade das nossas vidas, explorar as nossas aspirações e ultrapassar os limites da criatividade.
“Para Além da Moda,” celebra a visão e a criatividade dos artistas e criadores de imagens e documenta a forma como a fotografia de moda se tornou uma nova e excitante linguagem visual. É apresentada durante o marco do 40.º aniversário da London Fashion Week, uma ocasião para homenagear toda a comunidade que impulsiona a inovação na indústria e não só.
Esta grande exposição será organizada em quatro secções principais: ALLURE, que reúne celebrações da beleza intemporal; FANTASY, que presta homenagem à criatividade e inventividade dos fotógrafos que trabalham na moda; REALISMO, que apresenta artistas que trabalham sobretudo na rua, brincando com a intersecção da moda com o mundo real; e, finalmente, SURREALISMO, que apresenta o trabalho de uma nova geração para quem a fotografia de moda tem a ver com transformação, imaginação e magia.
Os visitantes podem viajar através de um cenário brilhante do estúdio fotográfico para as bases da fotografia de rua e podem descobrir as formas abrangentes e diversas que a fotografia de moda pode assumir, podem assistir a algumas das imagens mais icónicas, rostos famosos e marcas dinâmicas da cultura contemporânea. Das capas clássicas da VOGUE às pernas de Victoria Beckham no saco de compras de Marc Jacobs – esta colecção de trabalhos apresenta supermodelos e estrelas como Naomi Campbell, Kate Moss e Christy Turlington; designers como Christian Dior, Commes des Garçons, Alexander McQueen e Valentino, e a lenda do “street style The Sartorialist”.
Uma caraterística especial da exposição é uma secção dedicada às imagens em movimento – destacando a importância do filme no imaginário da moda actual. Esta secção apresenta os trabalhos do “SHOWstudio”, o lugar da Web fundado e dirigido por Nick Knight, um dos primeiros e mais conceituados criadores de imagens a adoptar o filme digital como meio de apresentação da moda. Criado em Novembro de 2000 como “a casa do filme de moda”, os projectos inovadores e pioneiros do “SHOWstudio” definiram a forma como a moda é apresentada através da Internet. Tendo sido pioneiro do filme de moda, é actualmente reconhecido como a força motriz deste meio, oferecendo uma plataforma única para fomentar e incentivar a moda a envolver-se com a imagem em movimento na era digital.
A exposição termina com uma instalação intitulada “Under Your Smell” (Sob o teu cheiro), um projecto que convida os visitantes a experimentar uma forma alternativa e dinâmica de interagir com imagens de moda. Os alunos da Licenciatura em Fotografia da ECAL/Universidade de Arte e Design de Lausanne oferecem uma interpretação visual dos perfumes de Jean Paul Gaultier. Numa série de imagens encenadas, os perfumes tornam-se o pano de fundo para histórias de transgressão e projecções fantásticas.
Nathalie Herschdorfer, curadora da exposição, disse: “Em tempos, a fotografia de moda era vista como limitada à sua utilização comercial. Com a explosão da Internet e das redes sociais, a forma como a fotografia é documentada, consumida e partilhada sofreu uma transformação. A emergência de uma linguagem visual mais alargada permitiu esbater as fronteiras entre o trabalho editorial, a publicidade e a expressão artística na fotografia de moda. Actualmente, já não é vista como um meio frívolo; é elevada ao estatuto de forma de arte, captando a atenção sustentada de museus e galerias, casas de leilões e editoras. É a estrela em ascensão do mundo da arte.”
Paul Foster, director da Saatchi Gallery, disse: “O adorno dos nossos corpos com cores, padrões, formas, texturas e materiais tem sido uma constante ao longo da história da humanidade. Esta exposição mostra como a apresentação da moda continua a evoluir e a abrir novos caminhos numa era de geração e consumo de imagens sem precedentes.”
Theresa Beco de Lobo