Alta Costura Francesa I “Tailleurs” Chanel I Um hino à elegância

“Tailleurs” Chanel I Um hino à elegância

Classificada por muitos como um hino à elegância, a moda dos “Tailleurs” é para nós um canto à feminilidade e à sedução. E para seduzir com capricho nada melhor que um “tailleur”, peça de vestuário nascida no último quartel do século XIX e que tem participado na evolução da mulher no sentido da racionalidade e da liberdade.

A saia/casaco, conjunto que apareceu em 1880 sob a designação de “tailleur”, deve o seu nome aos alfaiates que, na época, os executavam. A sua forma ou linhas, tal como o conhecemos hoje (saia estreita), foi muito usada em 1912, predominou nos famosos Anos 20, período em que o “tailleur” se associou a outros acessórios “roubados” ao guarda-roupa masculino: calça, camisa e gravata. Embora, em muitos aspectos, tenha sofrido um decalque de uma insistência, quase obsessiva, da imagem masculina, são sem dúvida, duas peças de vestuário que romperam ostensivamente com as formas femininas do neo-classicismo, permanecendo na Moda até aos nossos dias e sem deixar de ser um conjunto de extrema feminilidade.

Apresentamos aqui as propostas da Alta Costura dos  “Taillheurs” da Chanel, para este Outono/Inverno 24/25, onde se destacam as cores, ferrugens, cinzentos e lilás. Quanto aos tecidos, há um nítido privilegio pela lã cardada, “mohair” e “tweed” ,

Existe porém, uma coordenada que passa por todas as propostas de “tailleurs”: a sedução. A sedução que existe no traje preferido das executivas que fazem parte do trabalho diário uma “provocação” construtiva.

Marionela Gusmão

Marionela Gusmão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *