Paris I Capital das Pérolas
Quem nunca ouviu falar das pérolas, procuradas desde a Antiguidade e fonte de inspiração para os maiores joalheiros modernos?
Mas quem sabe que ela esteve no centro de um intenso comércio entre o Golfo Pérsico e a França entre o final do século XIX e meados do século XX? E quem se lembra que, durante décadas, esteve no centro da indústria do luxo e da cultura parisiense?
Esta é a história esquecida de uma incrível aventura artística, comercial e humana contada pela exposição “Paris, Capital das Pérolas”, organizada pela École des Arts Joailliers de 21 de novembro de 2024 a 1 de junho de 2025.
Entre o final da década de 1860 e o final da década de 1930, período que corresponde em França ao regime da Terceira República, a maior parte das pérolas pescadas no Golfo foi progressivamente transportada para França, vendida em Paris e montada pelos joalheiros mais prestigiados da Place Ven-dôme. Livros de contabilidade, telegramas, documentos de arquivo e fotografias da época revelam a dimensão deste comércio. Abriram-se rotas terrestres, marítimas e aéreas, surgiram grandes personalidades no Golfo e em França e o comércio de pérolas foi a fonte de um boom económico sem precedentes. Com o desenvolvimento de novas rotas comerciais, estabeleceram-se laços entre povos e culturas, desde a “costa das pérolas”, como eram então conhecidos os países do Golfo, até à França do primeiro terço do século XX.
Para além de celebrar quase um século de história comum, esta exposição pretende mostrar até que ponto as pérolas, tanto as finas como as cultivadas, chegadas a França nos anos 20, inspiraram não só os joalheiros parisienses, mas também os artistas em sentido. Todos eles parecem ter sido movidos pela mesma “perolomania”, qualquer que tenha sido o seu modo de expressão artística, da ópera ao cinema, passando pela pintura, fotografia, cartazes ou livros ilustrados, a ponto de fazer da pérola uma das formas simbólicas dos loucos anos vinte.
Com o objetivo de desvendar os últimos mistérios da pérola biomineral, esta mostra situa-se na encruzilhada da história, da arte e da ciência; esta visão alargada do conhecimento está no centro das missões da “L’École des Arts Joailliers”. Fundada em 2012 com o apoio da Van Cleef & Arpels, oferece ao público uma introdução à história da joalharia, das técnicas e das pedras através de cursos, conferências, publicações e exposições em Paris e em todo o mundo.
Ao apoiar a investigação e ao tornar possível a redescoberta desta extraordinária saga parisiense das pérolas, a “École des Arts Joailliers” confirma a sua vontade de contribuir não só para a divulgação da cultura da joalharia, mas também para o enriquecimento do conhecimento.
A exposição “Paris, Capital das Pérolas” apresenta uma centena de peças provenientes de cerca de vinte das mais prestigiadas instituições de arte entre os quais o Musée des Arts Décoratifs de Paris, o Petit Palais, as colecções patrimoniais de Van Cleef & Arpels, Cartier e Fred, assim como a excepcional colecção privada Albion Art.
Após uma introdução gemológica sobre as origens da pérola, a exposição traça a história da paixão da joalharia pela pérola desde o final do século XIX até aos nossos dias, em 6 secções:
I. A pérola e os seus segredos.
II. As pérolas orientais e as pérolas do Oriente.
III. Por volta de 1900, a conquista de um mercado.
IV. As pérolas como símbolos de modernidade: a década de 1910.
V. 1925: a “pearlomania” parisiense.
VI. As pérolas parisienses, passado e presente.
Curadores científicos:
Olivier Segura é Gemólogo e Director da Escola de Artes da Joalharia Ásia-Pacífico.
Olivier é um homem de paixões e só entrou no mundo da joalharia depois de alguns anos de trabalho em publicidade e comunicação. Após de completar a sua formação inicial – estudos científicos em biologia e geologia – e de obter um diploma em gemologia, mudou-se para Banguecoque, onde criou a sua própria empresa de comércio de pedras preciosas. Foi através desta empresa que descobriu o mundo fascinante da joalharia e da perícia. Após de ter regressado a Paris para dirigir o LFG (Laboratoire Français de Gemmologie), cargo que ocupou durante dez anos, integrou o Conselho Científico da École des Arts Joailliers. Em 2018, Olivier Segura deu o salto e juntou-se à instituição como Director Científico. Entusiasta das pérolas, é responsável pela criação do curso “La perle: histoire, science et lé-gendes”, assim como pela exposição “Marchands de perles, redécouverte d’une saga commerciale entre le Golfe et la France à l’aube du XXe siècle”, realizada no Dubai em 2019, onde foi co-curador com Léonard Pouy.
Léonard Pouy é Doutor em História da Arte e Director de Conteúdo e Transmissão na École des Arts Joailliers. Léonard Pouy é doutorado em História de Arte pelas Universidades de Paris-Sorbonne e de Genebra. Léonard foi Co-curador, juntamente com Olivier Segura, da exposição “Marchands de perles, redécouverte d’une saga commerciale entre le Golfe et la France à l’aube du XXe siècle” (Dubai, 2019) e é actualmente responsável pelo conteúdo e pela transmissão na École des Arts Joailliers. Um dos seus últimos livros é dedicado à história do “Hôtel de Mercy-Argenteau” (Parigramme / L’École des Arts Joailliers, 2023).
A exposição foi concebida para apelar a todos os sentidos: visão, audição e tato. Além disso, um videoguia que dá acesso a cerca de 80 desenhos, ilustrações e outros objectos visuais da época, alargará a imersão dos visitantes no mundo da pérola e ajudá-los-á a descobrir o mundo imaginário que esta inspirou desde a “Belle Epoque” até aos nossos dias.
Theresa Beco de Lobo