Paris I A Catedral Restaurada de Notre-Dame Reabriu mais Resplandecente

Paris I A Catedral Restaurada de Notre-Dame Reabriu mais Resplandecente

Após cinco anos de restauro a Notre-Dame, a catedral gótica de Paris reabriu mais resplandecente. Este monumento foi reinaugurado com celebrações oficiais no dia 7 de Dezembro de 2024. Depois do incêndio de 2019, a catedral reconstruiu-se pelas mãos e trabalho de centenas de especialistas entre arquitectos e artífices, devolvendo-lhe o seu esplendor sagrado que irá deslumbrar os visitantes.

A reabertura da catedral de Notre-Dame, em Paris, após cinco anos de restauro, representa o renascimento de um símbolo mundial do gótico.,

Recorde-se que a construção da Notre-Dame remonta ao ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria e situa-se na “Île de la Cité” em Paris, com vistas para o rio Sena.

O Presidente francês Emmanuel Macron e a sua mulher, Brigitte Macron, fizeram uma visita guiada à catedral na sexta-feira (6 de Dezembro de 2024). Macron ficou maravilhado com os tectos altos de pedra clara – agora limpos de fuligem de séculos de sujidade – enquanto visitava a catedral restaurada com mais de 800 anos.

Visitou as vigas da catedral, conhecidas como “a floresta”, onde 1.500 árvores foram utilizadas para construir a estrutura que sustenta o novo tecto deste monumento.

Macron agradeceu aos mais de 1.200 artesãos da catedral pelo seu trabalho incansável na restauração da catedral gótica, que é Património da Humanidade e que, no passado, atraiu mais de 13 milhões de visitantes por ano. O Presidente do Parlamento Europeu classificou o incêndio na igreja como uma “ferida nacional” e elogiou a Notre Dame como a “alma do nosso país”.

O presidente francês também agradeceu aos 340 000 doadores financeiros que contribuíram com quase mil milhões de dólares para o restauro da Notre Dame.

Em 15 de abril de 2019, um incêndio deflagrou na estrutura do sótão de Notre Dame e propagou-se, levando ao colapso da sua icónica torre do século XIX. Alguns dos vitrais, pinturas e tapeçarias sofreram danos significativos. Relíquias, como uma coroa de espinhos que se acredita ter sido usada por Jesus Cristo durante a sua crucificação, foram salvas do incêndio.

A conservação e restauro da Notre-Dame, com a nave vista a partir da varanda do órgão, no lado ocidental, está, agora, mais limpa e luminosa.

A catedral apresenta-se agora mais brilhante, após um restauro exaustivo, as abóbadas góticas, os vitrais e as paredes em calcário recuperaram a sua luz original. Os detalhes arquitectónicos mostram a grandiosidade do estilo gótico com mais clareza e visibilidade.

Refira-se que os tesouros artísticos foram cuidadosamente restaurados, desde os frescos até ao monumental tapete cerimonial do coro, todos os elementos decorativos. Também os sinos, que foram limpos na fundição normanda onde foram criados no século XIX.

A inovação tecnológica entra na catedral através de um sistema de iluminação LED inteligente transforma o interior da catedral em momentos-chave, como a Vigília Pascal ou celebrações festivas. Esta abordagem destaca a ligação simbólica entre a luz e a espiritualidade que define Notre-Dame.

A catedral, de arquitectura gótica, reabre as suas portas ao público, restaurada com uma luminosidade que promete fascinar todos os visitantes, onde são esperadas cerca de 15 milhões de visitas anuais.

Os investigadores afirmaram que o incêndio pode ter sido acidental e não um acto de fogo posto.

Como parte da sua restauração, “a Notre-Dame recebeu três novos sinos, um dos quais foi tocado durante os Jogos Olímpicos, e uma nova torre. Pelo menos 1300 pedras foram utilizadas para restaurar as paredes e abóbadas danificadas pelo incêndio e 8000 tubos do Grande Órgão foram removidos, limpos e restaurados”.

O sistema de bilheteira online permite que os visitantes reservem horários antecipadamente para um circuito educativo de visita em várias línguas que integra história, arte e espiritualidade.

A Notre-Dame abriu as suas portas aos visitantes e fiéis a partir de 7 de Dezembro de 2024.

Theresa Beco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *