O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, no Japão

O Pavilhão de Portugal localiza-se na zona ‘Empowering Lives’ do recinto da Expo 2025 Osaka, próximo o pavilhão do Japão, país anfitrião do evento. Para a construção do pavilhão português projectado pelo gabinete de arquitectura Kengo Kuma & Associates (KKAA) e a empresa de construção RIMOND foram usadas 9.972 cordas suspensas, que pesam mais de 60 toneladas, e redes recicladas, elementos que ajudam a criar o efeito do sol e do vento na dinâmica oceânica. No interior do pavilhão existe ainda uma estrutura suspensa que remete para uma onda do mar.


O Pavilhão de Portugal já recebeu as primeiras visitas no período experimental. O pavilhão de Portugal assinala a ligação ao oceano, à cultura, à arte e também à economia.


A ligação de Portugal ao oceano é o tema central do Pavilhão que conta também com uma instalação de boas-vindas concebida pela empresa portuguesa MUSE, que projetou uma experiência imersiva “sonora e visual” com a duração de cinco minutos criada especialmente para o espaço de 200 m2 capturando “uma visão onde a humanidade e o oceano coexistem de forma sustentável”.


O Pavilhão de Portugal tem por base na sua construção elementos como redes e cabos marítimos reciclados. O azulejo e a cortiça portugueses são outros dos materiais utilizados. As empresas portuguesas Adico, Antarte, Revigrés e Cork Ribas são alguns dos fornecedores de mobiliário e materiais do Pavilhão.


No dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, haverá uma programação especial que marca o dia oficial de Portugal na Expo 2025, com destaque para uma exposição dedicada à obra do arquiteto Siza Vieira.
A organização aponta mais de 160 países e 28 milhões de visitantes na exposição mundial de Osaka, no Japão, entre 13 de abril a 13 de outubro, sob o tema “Desenhar as sociedades do futuro para as nossas vidas”.

A Exposição

A narrativa da exposição baseia-se na interligação entre os temas da Expo 2025 Osaka Kansai, a participação de Portugal sob o tema Oceano, o Diálogo Azul e o compromisso do país com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e o ODS 14 (Vida Debaixo de Água). No centro desta proposta está o conceito:
“Um país com um passado, um presente e um futuro construído com o oceano”.
A exposição apresenta-se em duas salas:


Partilhar Conhecimento
Esta secção combina diversas expressões artísticas, narrativas históricas e saberes sobre o oceano. Explora como a curiosidade mútua sobre o oceano, que ligou Portugal e o Japão há quase 500 anos, continua a moldar o futuro de Portugal. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer artefactos históricos significativos, ao mesmo tempo que interagem com recursos que exploram o oceano como um recurso vital para a vida. Estes elementos destacam inovações tecnológicas que têm o potencial de impactar positivamente o nosso quotidiano.

Parceria para um Futuro Sustentável
Concebida para envolver os visitantes numa experiência artística multimédia imersiva e interativa, esta secção sublinha a urgência da proteção dos oceanos. A exposição convida o público a embarcar numa viagem que começa com os desafios ambientais do presente e culmina nas “maravilhosas utopias” que nos dão esperança para um futuro sustentável. Uma obra de arte única, com a duração de cinco minutos, foi criada especialmente para o espaço de 200 m², capturando a essência de uma visão onde a humanidade e o oceano coexistem de forma sustentável. Através da utilização de tecnologias mistas, esta experiência transforma os visitantes em cocriadores, convidando-os a contribuir para o diálogo sobre o nosso futuro coletivo com o oceano.


Na Expo 2025 Osaka, Portugal convida o mundo a reflectir sobre como a sua relação histórica com o oceano pode inspirar um futuro partilhado e sustentável.

O Restaurante “Mar de Portugal”

Sob o conceito de “Petiscos Atlânticos”, em linha com o tema de Portugal para a Expo 2025 Osaka, o restaurante do pavilhão de Portugal, Mar de Portugal, oferece uma seleção representativa da gastronomia e da cultura portuguesas. Destacando a riqueza e diversidade da culinária portuguesa, o restaurante promete experiências memoráveis de partilha à mesa. O menu inclui produtos icónicos como bacalhau, polvo, azeite, mel, pão e doçaria tradicional. Com uma seleção de vinhos e espumantes portugueses de diferentes regiões demarcadas, o bar servirá de palco a provas de vinhos em harmonia com as ofertas gastronómicas.


Tirando partido da localização privilegiada do pavilhão, o restaurante oferece também uma opção de takeaway, composta por uma “Lunch Box” para os visitantes que preferirem uma refeição ligeira num dos muitos espaços exteriores da Expo 2025 Osaka, bem como uma “Nata Box” – uma embalagem personalizada com os icónicos pastéis de nata portugueses.
O restaurante é aberto para o exterior, com opções de lugares sentados no interior e na esplanada.


A Loja

A loja terá um conceito adaptado ao tema da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka, centrado no oceano e na sua conservação. Assim, irá promover produtos de design ecológico, feitos a partir de materiais naturais de origem portuguesa e de forte cariz identitário, como é o caso da cortiça, do burel e do vime, e em subprodutos de origem em atividades relacionadas com a economia do mar.

Além deste tipo de produtos, a loja disponibilizará ainda merchandising da participação portuguesa, como pins, sacos, canetas, cadernos, t-shirts, sweatshirts, ilustrações, entre outros.

Com uma área de 15 m2 e projectada de forma a poder funcionar autonomamente, a loja ficará localizada na saída do percurso expositivo e será acessível desde o exterior do Pavilhão.

Theresa Bêco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *