Alma sobre Clérigos I No espaço da Torre dos Cléricos

A mostra “Alma sobre Clérigos” do artista plástico Pedro Guimarães reúne um conjunto de obras de grande dimensão, criadas especificamente para comunicar com o espaço da Torre dos Clérigos, no Porto, num ambiente que une arte e espiritualidade. A exposição pode ser visitada diariamente, até 30 de Setembro.

O artista plástico Pedro Guimarães criou uma dezena de pinturas de grande dimensão que comunicam com o espaço da Torre dos Clérigos, transformado assim em galeria de arte contemporânea.

A exposição “ALMA s/ CLÉRIGOS” destaca os contrastes entre luz e sombra, com uma paleta vibrante, pinceladas energéticas e elementos figurativos e abstractos. 

Pedro Guimarães é um artista plástico do Porto, onde se movimentou entre os bairros populares e as paisagens urbanas que marcam o seu universo visual.

“Subi à torre da alma e vi e senti, sem me atirar voei e toquei nas cores, estiquei o azul, arranhei amarelo para baralhar os verdes das árvores e do rio … A subida foi sinuosa e íngreme e de tão estreita que é, nem todos arriscam. Alguns quando tentam rendem-se quando pressentem que vem alguém em sentido contrário”, estas palavras estão escritas na apresentação da exposição de Pedro Guimarães.

“Mas eu, eu amarrei os pincéis ao braço e carreguei o cavalete às costas para ver onde o topo se encontra com o divino e o vento me conta os segredos que só me permite contar no código que as tintas inventaram”, refere ainda Pedro Guimarães o.

A mostra de Pedro Guimarães pode ser visitada diariamente, até 30 de Setembro, entre 9 e às 19 horas. O acesso está incluído no bilhete para a Torre e Museu, que pode ser comprado no local ou online.

Apesar de Pedro Guimarães ter começado por trabalhar em áreas como design e publicidade, encontrou na pintura a sua verdadeira forma de expressão. Autodidata e movido por uma curiosidade inquieta, começou por pintar em pequenos cadernos e paredes de casa, até que uma exposição improvisada num café local despertou a atenção de colecionadores, pelas figuras intensas que marcam o seu trabalho. 

Pedro Guimarães é o autor da 17.ª exposição temporária “Alma sobre Clérigos”, inaugurada a 10 de julho, na Torre e Museu dos Clérigos. Conhecido pela abordagem humanista da pintura figurativa, Guimarães convida o público a “experienciar a intersecção entre o olhar do criador, do observador e o espaço que os une”. A mostra salienta a inquietação criativa do artista, cruzando desenho, pintura e técnicas diversas, desafiando a perceção.

Desde 2014, o edifício monumental da Torre dos Cléricos, que é também um museu, que acolhe exposições temporárias e eventos culturais. Como salienta o Padre Manuel Fernando, “receber Pedro Guimarães na Torre dos Clérigos é mais do que acolher uma exposição, é antes permitir que uma marca do Norte, com visão global, possa deixar aqui um sinal da sua passagem e da sua época”.

Theresa Bêco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *