Giorgio Armaní I A “partida” de um Grande Criador

Giorgio Armani é desde há muitos anos, um nome internacionalmente conhecido no mundo da Costura. A sua moda é, acima de tudo uma actitude, uma filosofia de Estilo, em que o mais importante é “eliminar o supérfluo, dar ênfase ao aspecto confortável do vestuário e saber distinguir a elegância da simplicidade”.

Amante das peças elegantes, práticas e de qualidade, Giorgio Armani escondia-se na vida privada que preenchia com amigos em pequenos jantares nos seus palácios de Milão ou na paradisíaca casa de praia da ilha Pantelleria, no sul de Itália.

Em criança apenas desejava ser um simples médico de Piacenza, cidade do norte de Itália onde cresceu. No entanto, bastante cedo os estudos o desencantaram, atirando-se para a área da fotografia e mais tarde para o universo fascinante da moda. Em 1974 Giorgio Armani criou a sua primeira colecção. Desde então, a sua etiqueta é um simbolo de prestígio cujo requinte de pormenores (acessórios, vestuário e tecidos exclusivos de rica textura) o tem vindo a tornar “lendário” na área da indústria da moda. Hoje com lojas espalhadas pelo mundo inteiro.

O “curriculum” deste grande Senhor da Moda, galardoado várias vezes com o prémio “Estilista Internacional Extraordinário” pelo “Cutty Sark Man´s Awords”, com a distinção do melhor Estilista do Mundo pela “Gentleman´s Quaterly” e ainda com “Neiman-Marcus” e “CFDA´International”.

Antigo coordenador de moda de uma grande loja, assistente de Nino Cerruti para Hitman em outros tempos, também galardoado com o “Olho de Ouro” (prémio de moda atribuído pela Revlon a “designers” italianos) pela sua colecção Primavera/Verão 87, prémio que aliás já lhe tinha sido atribuído em 1984 e 1986. Entre outros como o Prémio do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) em 1987 em reconhecimento à sua contribuição à indústria da moda. Agraciado com a Legião de Honra em 2001 pela sua influência na moda e na cultura francesa. Em 2006 Prémio da Moda Japão, em reconhecimento à sua influência na moda japonesa. O Prémio “Colbert Awards” em 2010 pela sua contribuição ao design e à moda. Além destes, recebeu muitos outros reconhecimentos e homenagens ao longo da sua carreira, consolidando a sua posição como um dos estilistas mais influentes do mundo.

Armani, um ícone de elegância e inovação, deixa um legado que transcende a moda. A sua visão criativa e dedicação ao design transformaram não apenas a maneira como nos vestimos, mas também como nos expressamos.

Ele desafiou normas e inspirou gerações de estilistas a sonharem em grande. Hoje, lembramos não apenas as suas criações, mas também o impacto profundo que teve na Indústria. A sua ausência será sentida, mas as suas contribuições continuarão a nos guiar, celebrando a beleza da individualidade e o poder da expressão pessoal. Que o seu espírito inovador e grandioso viva eternamente em cada peça que vestimos e em cada momento que celebramos. Descanse em paz Armaní.

                                                                                                                                                               Marionela Gusmão

Marionela Gusmão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *