O Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque apresenta a exposição “Viajantes do Tempo: Fotografias da Colecção Gayle Greenhill”, uma exposição de obras provenientes de uma doação monumental de fotografias feita em 2019 ao Museu de Nova Iorque por Robert F. Greenhill, em homenagem à sua mulher, Gayle Greenhill (1936–2017).
A Sra. Greenhill apoiante do Departamento de Fotografia do Museum of Modern Art por mais de duas décadas, integrou o Comitê de Fotografia do MoMA de 1992 a 2013. A mostra está patente em Nova Iorque de 31 de Outubro de 2025a 16 de Fevereiro de 2026, este evento homenageia o compromisso de Greenhill com o meio fotográfico e apresenta uma selecção de mais de 50 fotografias provenientes da doação de várias centenas de obras realizadas por mais de 100 fotógrafos identificados e muitos outros anónimos.
A exposição: “Viajantes do Tempo: Fotografias da Colecção Gayle Greenhill” é organizada por Lucy Gallun, curadora, com Samuel Allen, assistente de curadoria, e Kaitlin Booher, investigadora e Beaumont e Nancy Newhall, do Departamento de Fotografia Robert B. Menschel.
Extraída de uma colecção que abrange toda a história da fotografia— desde os primórdios do meio até aos dias actuais —, “Viajantes do Tempo” convida o público a uma contemplação profunda dessas imagens e das histórias que elas carregam. Em vez de apresentar as obras de forma cronológica ou temática, a exposição destaca o potencial de cada objecto para funcionar como um portal para outro mundo — seja o mundo do fotógrafo, seja um universo construído inteiramente dentro dos limites de uma impressão fotográfica.
A exposição reúne obras que reflectem uma diversidade de estilos, processos e abordagens, com algumas fotografias criadas como expressões artísticas e outras produzidas com fins científicos ou comemorativos.
As fotografias de Julia Margaret Cameron e Edward Steichen marcam os primeiros esforços para afirmar o meio como forma de criação artística — uma tradição levada adiante por artistas como Manuel Álvarez Bravo, William Eggleston e Cindy Sherman. Obras de Man Ray, László Moholy-Nagy, Harold Eugene Edgerton e Jan Groover exploram a capacidade da fotografia de revelar modos de visão além do alcance do olho humano. Expedições a territórios desconhecidos são registradas nas paisagens antárticas de Herbert George Ponting e na imagem de Hiro do lançamento da Apollo 11. Naturezas-mortas de Karl Blossfeldt, Imogen Cunningham e Irving Penn revelam significados profundos no quotidiano.
Retratos produzidos sob circunstâncias variadas incluem o documentário social de David Octavius Hill e Robert Adamson, um exemplo do retrato composto ao longo de décadas de Alfred Stieglitz da artista Georgia O’Keeffe, e Emmet Gowin’s.
Um retrato íntimo da sua mulher, Edith, e os autorretratos em Polaroid manipulados por Lucas Samaras revelam as complexidades de fotografar a si mesmo e aos outros.
Reunindo tanto imagens icónicas quanto menos conhecidas — e abrangendo um período que vai das pesquisas de William Henry Fox Talbot com a nascente tecnologia fotográfica em meados do século XIX até as representações imersivas da paisagem natural de JoAnn Verburg no início do século XXI. A mostra reflecte a ampla curiosidade de Gayle Greenhill em relação à fotografia. Esta apresentação marca a primeira exibição pública das obras da Colecção Gayle Greenhill e ressalta o impacto duradouro da oferta de Robert F. Greenhill, que também criou o Fundo de Doação Gayle Greenhill para apoiar futuras exposições e aquisições do Departamento de Fotografia do MoMA.
“Esta exposição e a sua publicação complementar reflectem o espírito de curiosidade e exploração que definiu a paixão de Gayle Greenhill pela fotografia”, observou Lucy Gallun. “Temos a honra de oferecer ao público diferentes experiências fotográficas — e o incentivo para viajar entre elas — na primeira apresentação pública da notável oferta feita por Robert F. Greenhill em homenagem a Gayle. A colecção é rica em obras icónicas e descobertas inesperadas, e faz uma contribuição ao programa de fotografia do Museu — uma que continuará a inspirar as gerações futuras.”
A mostra “Viajantes do Tempo: Fotografias da Colecção Gayle Greenhill” é acompanhada por um catálogo ricamente ilustrado que apresenta mais de 50 imagens contextuais. Uma introdução de Lucy Gallun e cinco ensaios de Samuel Allen, Kaitlin Booher, Lee Ann Daffner, Gallun e Rachel Rosin convidam à contemplação aprofundada de fotografias individuais. Textos mais curtos de Allen, Booher e Casey Li acompanham cada uma das demais pranchas, iluminando as ideias, processos e circunstâncias por trás dessas imagens.
Sobre a doação de fotografias da Colecção Gayle Greenhill
A doação completa de fotografias da Colecção Gayle Greenhill inclui muitas obras raras e importantes de Edward Steichen, Diane Arbus, Richard Avedon, Karl Blossfeldt, Chuck Close, William Eggleston, Robert Frank, Jan Groover, André Kertész, Robert Mapplethorpe, László Moholy-Nagy, Man Ray, Charles Sheeler, Cindy Sherman, JoAnn Verburg e Edward Weston.
Além de obras-primas de figuras consagradas, os Greenhill também reuniram uma grande variedade de fotografias documentais e de imprensa, muitas delas sem autoria identificada. Entre elas estão numerosas imagens feitas durante a Segunda Guerra Mundial — algumas pela equipa de fotografia de Steichen — e durante as guerras da Coreia e do Vietname.
Os Greenhill demonstravam grande interesse por temas de exploração, coleccionando extensivamente imagens sobre os primórdios da aviação, incluindo fotografias dos irmãos Wright (1903–1911), e da era dourada da exploração antártica (1910–1915).
Parte dessa doação forma a Colecção Gayle Greenhill de Fotografias no Museu, enquanto o restante das obras é vendida para estabelecer o Fundo de Doação Gayle Greenhill, que apoiará futuras exposições e aquisições fotográficas do MoMA.
Sobre Gayle Greenhill
Gayle Greenhill começou a coleccionar fotografias no início da década de 1980 e, ao longo das décadas seguintes, reuniu um conjunto de obras que abrange toda a história do meio.
Ela foi membro do conselho do “International Center of Photography” (ICP) de 1985 a 2016, atuando como presidente do conselho de 2001 a 2008.
No MoMA, tornou-se membro dos “Fellows of Photography” em 1989 e integrou o Comitê de Fotografia de 1992 até 2013.
Além da doação feita em sua homenagem em 2019, durante a sua vida ela e Robert F. Greenhill apoiaram generosamente diversas aquisições alinhadas às prioridades estratégicas do Departamento de Fotografia, incluindo 44 fotografias criativas eúnicas, colagens fotográficas e obras em vídeo de Lucas Samaras, várias obras conceituais raras e precoces de William Wegman, e 28 impressões da série histórica “The Americans”, de Robert Frank.
A exposição apresenta uma seleção de fotografias fantástica, através de uma Doação Importante.

Theresa Bêco de Lobo







