Delacroix e as Artes I A Ponte Misteriosa

Do teatro à música e à literatura, Eugène Delacroix era apaixonado pela arte em todas as suas formas e soube inspirar-se nela, apelando à sua memória e imaginação para se afastar do fiel trabalho de ilustração e dar à luz composições originais. Numa nova apresentação temática das suas colecções, de 18 de Fevereiro a 18 de Setembro de 2023, o Museu Nacional Eugène-Delacroix, em Paris convida assim os seus visitantes a atravessar “a ponte misteriosa” que Delacroix gostava de criar entre a sua arte e os seus olhos.

Delacroix estava interessado nas obras dos artistas do seu tempo, assim como nas grandes realizações do passado. Foi no teatro e na ópera, que este artista podia ser encontrado nos salões parisienses ou em Nohant, na casa de George Sand, onde gostava de ouvir a música de Chopin. No seu estúdio, foi inspirado por Ovid, assim como por Shakespeare e Lord Byron. Delacroix também gostava de transformar as suas pinturas em verdadeiras cenas de teatro desde da iluminação de baixo, cortinas vermelhas, até aos gestos e atitudes expressivas das suas figuras nos quadros… das quais somos o público.

Eugène Delacroix (1798–1863) foi uma das maiores figuras criativas do século XIX. Através da sua escolha por temas e composições ousadas, com uma paleta vibrante e pinceladas arrojadas, colocou em movimento uma série de inovações que mudaram o curso da arte. Como Van Gogh escreveu em 1885: “O que eu acho notável em Delacroix é precisamente o que ele revela através da vivacidade das coisas, a expressão e o movimento, ele está completamente além da pintura.“ 

Embora Delacroix seja celebrado como a personificação da era romântica, ainda existe muita investigação a ser realizada sobre a sua vida e carreira prolífica. 

Do teatro à música e à literatura, Eugène Delacroix era apaixonado pela arte em todas as suas formas e soube inspirar-se nela, apelando à sua memória e imaginação para se afastar do fiel trabalho de ilustração e dar à luz composições originais. 

O Museu Nacional Eugène-Delacroix, de 18 de Fevereiro a 18 de Setembro de 2023 numa nova apresentação temática das suas colecções, convida os seus visitantes a atravessar “a ponte misteriosa” que o mestre gostava de criar entre a sua arte e os seus olhos.

O MUSEU NACIONAL EUGÈNE-DELACROIX:

O Museu Nacional Eugène-Delacroix está alojado no apartamento e estúdio onde Eugène Delacroix (1798-1863) viveu e foi criado durante vários anos, desde 1857 até à sua morte. Do apartamento do pintor, situado no primeiro andar do edifício, pode-se visitar a sala de jantar, o salão e o quarto, que fazem parte do passeio do museu e que albergam as obras do pintor. A visita continua no estúdio do pintor, que tem vista para um pequeno jardim encantador. O próprio Delacroix mandou construir o seu estúdio, onde trabalhou rodeado de milhares de esboços e desenhos, assim como de objectos trazidos da sua viagem a Marrocos. Enriquecida com o tempo, a colecção do Museu Nacional Eugène-Delacroix reúne agora pinturas, desenhos, gravuras e cartas de Eugène Delacroix e dos seus contemporâneos, abordando assim o trabalho e o processo criativo do pintor através de uma variedade de temas: pintura romântica, a viagem a Marrocos, pintura religiosa, decorações em grande escala, etc.

O Museu Nacional Eugène-Delacroix detém uma posição única no Etablissement public du Musée du Louvre (EPML), ao qual aderiu em 2004. Para além da ligação administrativa e legal, a conexão entre o Museu Nacional Eugène-Delacroix e o Museu do Louvre parece evidente, uma vez que este último alberga algumas das obras mais célebres do artista, tais como “A Liberdade Guiando o Povo”, “A Morte de Sardanapalus” e “Mulheres de Argel no Seu Apartamento” (1834), assim como três dos seus diários de viagem de Marrocos e uma excepcional colecção de desenhos. Eugène Delacroix pintou um dos seus cenários mais emblemáticos na galeria Apollo do museu do Louvre: “Apollo derrotando a serpente Python”. 

O Museu Nacional Eugène-Delacroix, foi o último lugar onde o pintor viveu e criou algumas das obras emblemáticas, é uma extensão natural do Louvre. 

Eugène Delacroix

Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Saint-Maurice, 26 de Abril de 1798 — Paris, 13 de Agosto de 1863) foi um importante pintor francês do Romantismo.

Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de William Turner e o sentimento patético de seu grande amigo Géricault. O pintor, que como poucos soube sublimar os sentimentos por meio da cor, escreveu: o seguinte “…nem sempre a pintura precisa de um tema”. Foi isso, que seria de vital importância para a pintura das primeiras vanguardas.

Vida e obra de Delacroix

Delacroix nasceu em Saint-Maurice, numa família de grande prestígio social, o seu pai chegou a ministro da República. Acreditava-se que o seu pai teria sido na realidade o príncipe Talleyrand, o seu mecenas. O facto é que Delacroix teve uma educação esmerada, que o transformou num erudito precoce: frequentou grandes colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes. Também aprendeu aquarela com o professor Soulier e trabalhou no atelier do pintor Pierre-Narcisse Guérin, onde conheceu Géricault. Visitava quase todos os dias o Louvre, para estudar as obras de Rafael Sanzio e Rubens.

O seu primeiro quadro foi “A Barca de Dante” — a obra deste escritor italiano, como um dos temas preferidos do romantismo. A tela lembra “A Barca da Medusa”, de Géricault, para quem o pintor havia posado.

Algumas pessoas viram no Delacroix um grande talento como o de Rubens e o as semelhanças de Michelangelo. 

O artista do Romantismo interessou-se também pelos temas políticos do momento. Sentindo-se um pouco culpado pela sua pouca participação nos acontecimentos do país, pintou “A Liberdade Guiando o Povo” (1830), um quadro que o estado adquiriu e que foi exibido poucas vezes, por ter sido considerado excessivamente polémico. O certo é que a bandeira francesa agitando nas mãos de uma liberdade resoluta e destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um número grande de espectadores.

Em 1833, Delacroix foi contratado para decorar prédios públicos em Paris, tais como o palácio do rei, o palácio Bourbon em Paris, o Palácio de Luxemburgo e a biblioteca de Saint-Sulpice, também situada no Palais du Luxembourg. 

Inspirações musicais

Delacroix inspirou-se em muitas fontes ao longo da sua carreira, como as obras literárias de William Shakespeare e Lord Byron e a arte de Michelangelo. Mas, ao longo de sua vida, sentiu uma necessidade constante de música, dizendo em 1855 que “nada se compara à emoção causada pela música; que ela expressa nuances incomparáveis ​​de sentimento”. Ele também disse, enquanto trabalhava na Saint-Sulpice, que a música o colocava num estado de “exaltação” que inspirou a sua pintura. Frequentemente, era da música, fossem as interpretações mais melancólicas de Chopin ou as obras “pastorais” de Beethoven, que Delacroix conseguia extrair mais emoção e inspiração. Numa certa altura da sua vida, Delacroix fez amizade e fez retratos do compositor Chopin, onde no seu diário, Delacroix o elogiava com frequência.

Em 1838, Delacroix exibiu Medeia prestes a matar seus filhos, o que causou sensação no Salão. O seu primeiro tratamento em grande escala de uma cena da mitologia grega, a pintura retrata Medeia segurando os seus filhos, adaga desenhada para matá-los em vingança pelo seu abandono por Jason . As três figuras nuas formam uma pirâmide animada, banhada por uma luz penetrante que atravessa a gruta onde Medeia se escondeu. Embora a pintura tenha sido rapidamente comprada pelo Estado, Delacroix ficou desapontado quando ela foi enviada para o Lille Musée des Beaux-Arts ; ele pretendia pendurá-lo no Museu Luxemburgo, onde se juntaria a Barca de Dante e Cenas dos Massacres de Chios.

A partir de 1833, Delacroix recebeu inúmeras encomendas para decorar edifícios públicos em Paris. Nesse ano começou a trabalhar para o Salon du Roi na Chambre des Députés, Palais Bourbon , que não foi concluído até 1837, e iniciou uma amizade ao longo da vida com a artista Marie-Élisabeth Blavot-Boulanger . Nos dez anos seguintes, ele pintou na Biblioteca do Palais Bourbon e na Biblioteca do Palais du Luxembourg. Em 1843 decorou a Igreja de St. Denis du Saint Sacramento com uma grande Pietà , e de 1848 a 1850 pintou o teto da Galerie d’Apollon do Louvre . De 1857 a 1861 trabalhou em frescos para a Chapelle des Anges na Igreja de Saint-Sulpice em Paris. Essas encomendas ofereceram a Delacroix a oportunidade de compor em larga escala num ambiente arquitectónico, assim como os mestres que ele admirava, Paolo Veronese, Tintoretto e Rubens.

Delacroix foi lembrado por ser o líder da escola romântica francesa, as obras deste artista tornaram-se marcantes na história da arte pela utilização de efeitos ópticos, os quais estudou profundamente e que foram posteriormente utilizados pelos impressionistas. Outra das suas características era a paixão pelo exótico, que influenciou a escola simbolista.

Nesta nota final, os visitantes da exposição podem sair com uma maior admiração pela obra notável de Delacroix e o seu apelo ao eterno.

Delacroix restituiu à pintura, além do movimento e da cor, o seu carácter passional. A sua obra revela o individualismo exaltado pela Revolução Francesa e pela epopeia napoleónica. O seu objectivo foi criar emoção e energia, exaltadas por fortes contrastes de cores, por um desenho torturado e por uma composição turbulenta. Traduziu em pintura os sentimentos contidos em Goethe, Beethoven, Victor Hugo e Baudelaire. Não deixou uma escola, mas os impressionistas e os neo – impressionistas sofreram a sua influência. 

Theresa Bêco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

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