Algo Velho, Algo Novo I Modas e Tradições de Casamento

Algo Velho, Algo Novo I Modas e Tradições de Casamento

Os meses de primavera e verão representam, uma época muito especial para a realização de casamentos nos Estados Unidos da América.

No mês passado a revista MODA&MODA já apresentou uma exposição no Kent State University Museum, Ohio dedicada a casamentos em vários países

Agora o Museum of Fine Arts, Boston apresenta até 1 de Outubro de 2023 uma mostra destinada aos casamentos nos Estados Unidos da América, onde se pode admirar vestidos de seda branca a anéis de diamante e coroas de flores de laranjeira, algumas tradições de casamento que resistiram a centenas de anos e a inúmeras mudanças na cultura, estilo e normas sociais. Com partes iguais de celebração, a exposição destaca as origens dos costumes do casamento e analisa a forma como evoluíram – e se mantiveram – desde o século XIX até à actualidade.

O evento está organizado por secções temáticas e apresentam mais de 20 objectos da colecção de moda do Museum of Fine Arts, Boston incluindo vestidos de noiva, sapatos, jóias, roupa interior e acessórios para o cabelo – enquanto uma parede com cerca de 20 fotografias apresenta noivas e noivos ao longo das décadas, desde retratos formais tirados por Cecil Beaton, Henri Cartier-Bresson e Edward Weston a instantâneos espontâneos de fotógrafos não identificados.

De destacar também os vestidos de noiva contemporâneos desenhados pelos melhores designers de moda americana, como por exemplo Arnold Scaasi, que criou vestidos para Barbra Streisand, desenhou também modelos para a primeira-dama Barbara Bush, e criou ainda moda para Elizabeth Taylor, Joan Rivers, e Barbara Walters, assim como para Priscilla Comins Kidder, natural de Quincy. Priscilla era a proprietária da lendária boutique de noivas” Priscilla of Boston” que vestiu as damas de honor de Grace Kelly e as filhas dos presidentes Johnson e Nixon para os seus casamentos. Estas e outras peças requintadas, como uma aliança em ouro concebida no século XVIII por Paul Revere até um alfinete de turquesas e pérolas criado pelo Príncipe Alberto para as damas de honor da Rainha Victória por ocasião do seu casamento em 1840, revelam as mudanças emocionantes e as tendências duradouras que envolvem as cerimónias de casamento na América.

As cerimónias nupciais na América do Norte destacam jóias sofisticadas, troca de alianças, votos sinceros de amor e de casamento, arranjos lindíssimos de flores frescas – e, claro – um vestido de noiva branco. Anteriormente destinados a uma elite, os casamentos com vestidos brancos tornaram-se a norma para a maioria dos americanos na era do pós-guerra. A tendência pegou e foi-se instalando após o casamento da Rainha Vitória e do Príncipe Alberto em 1840, mas este fenómeno continuou até já em 1940. Estas modas e tradições de casamento provêm de um conjunto de fontes e culturas algumas das quais foram branqueadas e apropriadas. Actualmente, os casamentos com vestidos brancos adoptaram o ditado “Algo Velho, Algo Novo”, combinando estas tradições coloniais, familiares, religiosas e ancestrais que perduraram durante séculos com inúmeras mudanças na cultura, no estilo e nas normas sociais. Com base na colecção de trajes, jóias e fotografias do Museu de Boston, esta exposição explora as origens dos costumes de casamento.

Os Designers Americanos na Exposição.

Geoffrey Beene

Geoffrey Beene (1927-2004) foi um designer de moda americano icónico e premiado, conhecido pela simplicidade dos seus designs luxuosos. Criou vestidos de uma grande beleza para mulheres que aliavam conforto e luxo. Entre as clientes de Beene destacam-se a Lady Bird Johnson, Pat Nixon, Nancy Reagan, Faye Dunaway e Glenn Close. O vestido de noiva de Geoffrey Beene exposto na mostra é um elegante e moderno vestido trapézio em cetim de seda branco com um folho no pescoço no centro das costas e uma cauda que realça o seu estilo impecável, de uma grande sensibilidade arquitectónica e destreza técnica. Geoffrey Beene recebeu um doutoramento honorário da Rhode Island School of Design.

Bob Mackie

Bob Mackie (1940-) é um designer americano, apresenta no evento um conjunto nupcial para mulher com duas partes, dos anos 80. O modelo é composto por um tecido de cetim de seda, tule; metal, pérolas e contas de plástico.

Bob Mackie é um designer de moda mais conhecido por vestir ícones do mundo artístico, como Cher, Liza Minnelli, Diana Ross e muitas outras vedetas. Aqui, neste vestido de noiva ele traduziu essa sua tendência de sumptuosidade de inspiração de diva num conjunto de casamento tudo menos tradicional de seda rosa claro com uma camada de tule branco adornado por inúmeras pérolas falsas brancas cosidas para criar um padrão floral. O corpete tem um decote em V profundo, ladeado por pérolas. As mangas são em tule branco com longos fios de pérolas, começando no ombro e pendendo para baixo. Cada manga oferece o glamour, tal como os vários fios de pérolas e contas brancas pendurados que se estendem até ao chão ou para além dele a partir da bainha. Mackie termina a sua criação com um chapéu em forma de capacete coberto de pérolas e missangas brancas.

Arnold Scaasi

Arnold Scaasi foi um designer de moda canadiano, (1930-2015). Na mostra está exposta um vestido de noiva de mulher, 1989 deste designer.

O vestido é composto por um tecido de cetim de seda, penas (avestruz?), tule, metal, plástico e elástico.

Arnold Scaasi depois de estudar em Montreal e Paris, o designer começou a sua arte na concepção de vestidos de noiva e looks requintados em 1964. Utilizando penas exóticas, peles, lantejoulas, cristais e os mais finos bordados, Scaasi criou vestidos glamorosos, vestidos de cocktail e outros conjuntos de noite. A colecção Scaasi do Museum of Fine Arts, Boston inclui o célebre fato de calças de lantejoulas usado por Barbra Streisand em 1969, quando ganhou o Óscar pelo filme “Funny Girl”, juntamente com os modelos de palco usados nos seus primeiros concertos, um conjunto de peles usado na sua célebre viagem ao Canadá em 1970 e vestidos usados em “On a Clear Day You Can See Forever”. A colecção também contém vestuário usados por Aretha Franklin, Mary Tyler Moore, Diahann Carroll, Arlene Francis, Joan Sutherland, Joan Rivers, [Bette Midler], Louise Nevelson e muitas outras celebridades de Nova Iorque e Palm Beach.

A sua oferta ao Museu de Boston destaca a sua brilhante obra de vestuário formal e a concepção de vestidos de noiva e vestidos usados por nomes como Diahann Carroll, Bette Midler e Louise Nevelson.

Priscilla de Boston

Priscilla Comins Kidder, (1947-2010) era natural de Quincy, Massachusetts, foi a proprietária da lendária loja de noivas Priscilla of Boston e vestiu as damas de honor de Grace Kelly e as filhas dos Presidentes Johnson e Nixon para os seus casamentos. Priscilla destacou-se ao equipar jovens noivas com vestidos embelezados, que eram sinónimo do estilo matrimonial americano. Depois de se formar na New England School of Design, em Boston, evidenciou-se como compradora na secção de noivas da loja de departamentos R. H. White. A Sra. Kidder abriu uma boutique de noivas em 1948, “The Bride’s Shop”, na Newbury Street em Boston. Comprada pela David’s Bridal, as portas fecharam em 2011, mas a colecção de noivas “Priscilla of Boston” continuou  a ser adorada pelas noivas que procuram o estilo e o artesanato de renome.

Priscilla Comins Kidder apresenta na exposição um vestido de noiva, 2011, em cetim de seda e strass. Esta peça sem alças é um exemplo excepcional da proeza de Priscilla of Boston e é um tesouro, especialmente considerando que a boutique fechou as portas no ano em que foi concebido este vestido. O seu corpete é formado por faixas de pregas no busto e cintura descaída com uma frente em V. A saia está cheia de brilhantes, especialmente na bainha e estende-se até uma longa cauda. Outros pormenores incluem aplicações de strass no busto e botões decorativos cobertos nas costas.

A mostra salienta ainda as origens dos costumes americanos em matéria de casamentos e analisa a forma como evoluíram – e se mantiveram – desde  da era vitoriana até aos dias de hoje.

A exposição: “Algo Velho, Algo Novo: Modas e Tradições de Casamento”, é um mostruário de costumes, modas e tradições de casamentos na, América, que nos encantaram pelo exotismo, romantismo e sofisticação das peças expostas.

Theresa Bêco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

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