As Mesas de Natal de 2023

As Mesas de Natal de 2023

A ceia de Natal é única. Repete-se todos os anos e é sempre um momento mágico que se repete exigindo uma atenção particular. Tempo de amor e carinho, de união e paz, o nascimento de Cristo simboliza o que de mais puro o Homem pode sentir. Reunida à volta de uma mesa, a família celebra essa data de esperança e alegria. A pensar nisso este ano, alguns designers americanos foram desafiados para criar composições audaciosas, conseguindo assim as mais fabulosas mesas de Natal.

A MODA&MODA através das composições apresentadas por designers americanos escolheu um conjunto de mesas de Natal para apresentar como novas propostas para esta época natalícia. para criar 12 O 

​Estas composições com requinte, o bom gosto e arrojo que a ocasião merece, transporta-nos para a decoração do espírito de uma época festiva. São as suas sugestões mais belas que a Moda & Moda lhe oferece. Ideias para repetir, fantasias para recriar numa noite que em cada lar se transforma num pequeno recanto de magia.  

 Deste modo, foram concebidas composições artísticas realizadas por decoradores de interiores de criatividade exemplar que, como quaisquer outras criações, possuem a assinatura de grandes mestres. São verdadeiras prendas de Natal.

Algumas destas composições são extravagantes, muito ousadas, e ao mesmo tempo requintadas. A arte de “servi-las” tem, naturalmente, a rubrica de designers americanos. A cada composição preside uma inspiração, rara, como as mesas: “Mesa Rústica,” “Mesa Clássica”, “Mesa Exótica,” Mesa de Cidade”, “Jantar de Natal no Campo,” “Mesa de Cidade”, “Mesa New England”, “Mesa Sofisticada”, “Mesa Azul e Prata”e “Mesa Tradicional de Natal”, até ao ambiente mais exótico.   

A “Mesa Rústica”, apresenta um cenário de um ambiente rústico de Natal. A toalha é em algodão branco, onde estão dispostas pequenas árvores e dois castiças de madeira com velas brancas, criando assim um verdadeiro ambiente de Natal.

 A “Mesa Clássica” com um ambiente de uma casa mexicana com o seu design vermelho nos guardanapos, uma composição altamente sofisticada que decorou esta mesa. É uma celebração vibrante das festividades desta época. Este ambiente é uma ocasião única com talher em prata. Copos, castiçais e garrafa em cristal, que iluminam a mesa numa perfeita resplandecência, decorada com arranjos de flores e frutos.

A “Mesa Exótica” apresenta um ecletismo dinâmico da designer Liz Caan, cujo trabalho destaca um equilíbrio perfeito entre a intemporalidade e a actualidade. Os ambientes resultantes são convidativos, encantadores e, acima de tudo repletos de chique. Liz não optou por tons verdes e vermelhos. Apresentou na sua mesa porcelana azul e branca, com copos azuis e dourados e verdura fresca e flores que combina com as cores da mesa. “A minha mesa parece fresca e festiva, e ainda assim está de acordo com a minha sala de jantar onde está disposta, onde um tema vermelho e verde colidiria”, disse Liz.

 A “Mesa de Cidade”. O centro apresenta um arranjo com flores em vermelho. Para além do centro, a mesa é composta por uma toalha estampada com tons bordeaux, ocre e branco, onde se evidenciam para além das porcelanas, os cristais, vidros de cor e o talher de prata. O designer nesta mesa conseguiu obter uma composição muito romântica.

 O “Jantar de Natal no Campo” apresenta uma decoração campestre, evidenciando um centro com um vaso em cobre composto com várias hortênsias. O serviço de jantar rústico branco é muito discreto mostrando um desenho muito delicado, os castiçais são de latão. Destaque também para os individuais em latão, os vidros e os guardanapos em castanho, dão um certo encanto a esta composição.

 “Mesa New England,” é uma decoração romântica do designer de moda Ralph Lauren , com uma toalha xadrez,  com um centro com flores de cores variadas desde rosa, vermelho e tijolo. Sobre a toalha estão ainda dispostas porcelanas “Ralph Lauren”, e talher prateado, “Hurricanes”  com castiçais de latão. “O designer combinou o pormenor harmonioso das flores com os vários elementos decorativos, que compõem a mesa.

 A “Mesa Sofisticada”. A decoração do centro apresenta uma composição com fruta e copos vermelhos e brancos. A porcelana do serviço de mesa é branca com friso dourado, o talher é prateado. O designer combinou o pormenor harmonioso dos copos com velas brancas e os marcadores douradas com os vários elementos decorativos, criando deste modo, uma composição sofisticada.

 Na “Mesa Azul e Prata”, o decorador propõe uma mesa num estilo de glamour, onde se evidencia uma toalha prateada brilhante e o centro é composto por hortênsias e duas jarras com flores brancas. Sobre o candeeiro foi colocado ramos de umas árvores donde saem 4 bolas azuis clara, a decoração é exuberante num ambiente em festa com copos prateados com velas brancas e marcadores também prateados. As porcelanas do serviço são brancas. Os copos são simples e o talher expressam este eclectismo. Esta mesa representa uma mistura de objectos variados reforçando a elegância e apelando ao maravilhoso mundo da fantasia.

  “Mesa Tradicional de Natal”, é um cenário de uma mesa com verdura de Natal com árvores de Natal em vidro murano espalhadas na mesa e ainda no centro destaca-se uma lanterna com uma vela branca. Sobre a mesa estão dispostas porcelanas brancas e douradas, os guardanapos são bordados a ouro, taças de vidro com velas e os marcadores são também dourados. A composição desta desta mesa é inspirada num ambiente tradicional de Natal.

 As mesas apresentadas são um exemplo de poesia e contemporaneidade americana. Aliás, a quadra de Natal está profundamente marcada no espírito dos Estados Unidos da América.

​É talvez ao espírito luminoso americano e ao seu respeito pela tradição que se deve o “must” do Natal, as mesas vanguardistas, as mesas mais tradicionais e a eloquente beleza dessas composições expostas.   

​Entre as propostas clássicas, outras mais arrojadas, ou sugestões coloridas e até mesmo divertidas, épocas que fizeram história, qualquer das mesas de Natal apresentadas têm um encanto especial, que pode ser descoberto também por si.

Theresa Bêco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *