A arte de inovar e arriscar

A arte de inovar e arriscar

Nos tempos de domínio das grandes marcas, João Lopes, um jovem recém-licenciado pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tendo feito no IADE o mestrado de Gestão de Design orientado pelo professor Fernando Oliveira, fundou a Loja Cru., empresa de venda de roupa, para onde desenha e fábrica peças exclusivas.

Aos 24 anos detém duas lojas, uma localizada no Centro Comercial de Carcavelos, e a outra no Centro Comercial da Parede.

Descendente de uma família ligada ao mundo dos têxteis, reparou na existência de um nicho de mercado sensível em permanente actualização.

Com técnicas próprias e os melhores materiais ,João Lopes recriou t`shirts, gorros, camisolas, sacos, camisolas com linhas, cores, desenhos, enquadramentos de invulgar inovação, sem, no entanto, lhe retirar a sua história e o seu look.

João Lopes insere-se nos jovens criadores de moda portuguesa que surge nos anos 70 do século XX.

Desse tempo destaca-se a obra marcante de Ana Salazar, – com um gosto muito personalizado assente numa constante irreverência, geometria pura, cortes diagonais e tons sombrios e negros.

Ana Salazar internacionalizou a moda portuguesa. O sucesso levou-a a Paris, Tóquio , Nova Iorque e Milão, sendo amplamente reconhecida pela sua roupa de autor.

Os criadores seguintes, caso de Manuela Gonçalves Laurinda Farmhouse Paulo Matos Luís Buchinho, Maria Gambina, Miguel Vieira, José Carlos, Augustus Fátima Lopes, José António Tenente, Nuno Gama, Paulo Azenha, João Rolo, entre outros, contribuíram para a evolução muito marcante da moda de autor.

João Lopes ajuda a inovar, a recriar, com leveza e qualidade, a longa tradição do design, meio século, de roupa portuguesa.

As Loja Cru, marca de João Lopes, têm vindo a comercializar  milhares de peças adquiridas maioritariamente por jovens.

O movimento, abertura de lojas e venda de moda de autor, abre novas perspectivas económicas e culturais de realçar – e apoiar. 

Theresa Bêco de Lobo

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