Yuima Nakazato I Para Além da Alta Costura

Yuima Nakazato I Para Além da Alta Costura

O Costureiro Japonês Mais Sustentável

No momento em que o costureiro japonês Yuima Nakazato apresenta a sua última colecção de alta costura Outono-Inverno 2024/25 nas passarelas parisienses, a 26 de Junho, a Cité de la Dentelle et de la Mode, em Calais, faz uma retrospetiva das suas colecções de 2016 a 2024. “A exposição Yuima Nakazato. Para Além da Alta Costura é uma apresentação mais temática do que cronológica das colecções deste jovem costureiro da vanguarda, com propostas novas, ousadas e extremamente inspiradoras. A mostra está patente em Calais até 5 de Janeiro de 2025. Uma frase resume as suas intenções desde o início: “um dia, cada peça de vestuário será única e diferente”, explica Shazia Boucher, conservadora do património, directora-adjunta dos museus da cidade de Calais e Curadora da exposição.

Yuima Nakazato, nasceu no Japão em 1985, é licenciado pela Academia Real de Belas Artes de Antuérpia (Bélgica). Ganhou numerosos prémios e distinções na Europa, incluindo o Prémio Inovação em 2008 pelo seu trabalho de licenciatura que introduziu a técnica do origami na costura. O seu atelier fica em Tóquio, mas desde 2016 apresenta as suas colecções duas vezes por ano em Paris, durante a semana da alta costura, como membro convidado. Depois de Hanae Mori, é o segundo designer japonês a integrar o calendário da “Fédération de la Haute Couture et de la Mode”.

Yuima Nakazato desenvolve colecções inspiradas na criatividade da alta costura e no saber-fazer milenar japonês. Com temas inspirados na natureza, desenvolve o seu trabalho na longa história das culturas oriental e ocidental. A sua visão poética do vestuário é impulsionada por um desejo de democratizar o design por medida e, desde o início, aspirou a criar peças que evoluem e duram, utilizando técnicas de montagem engenhosas.

O impacto ambiental da indústria da moda é a segunda questão no centro da sua abordagem. A sua alta-costura é um laboratório para uma moda mais responsável , utilizando materiais reciclados e resíduos que não são reciclados pela indústria. Trabalhando em conjunto com especialistas, investigadores e industriais, ultrapassa os limites da tecnologia para desenvolver têxteis e processos de fabrico inovadores: impressão 3D, criação de fibras têxteis a partir de bactérias fermentadas e desenvolvimento de novas técnicas de modelação, como representações gráficas de cantos de baleias. “Numa altura em que não havia desfiles físicos em Paris, Yuima Nakazato fez desfilar modelos à meia-luz de um grande hangar no porto de Tóquio, como se estivéssemos nas profundezas do mar. O espetáculo foi acompanhado por sons de baleias. Pode ouvir essa banda sonora aqui na mostra”, disse Shazia Boucher.

O universo cenográfico da exposição, concebido pelo Studio Tovar, foi criado como um grande desfile de moda que apresentava cerca de cinquenta peças de vestuário das suas colecções de Alta Costura de 2016 a 2024.

É neste espaço escuro que a exposição abre com Atlas, uma obra poderosa “nascida de uma conversa com a modelo Lauren Wasser durante o período Covid, quando as pessoas não podiam aproximar-se fisicamente. Para o designer, os laços interpessoais são muito importantes. Ela inspirou-o com a sua história. Tem pernas artificiais, mas com um espírito de resiliência, continuou a andar na passerelle. Lauren disse a Yuima que ela era o futuro! E ele quis criar uma peça única para ela”, explica o director-adjunto dos museus da cidade de Calais.

Theresa Bêco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

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