Jóias Divinas I A Procura da Beleza
L’ÉCOLE, Escola de Joalharia apresenta uma exposição notável de peças da colecção do japonês Kazumi Arikawa para o lançamento do seu livro “Jóias Divinas: A Procura da Beleza”.
Fundada com o apoio da Van Cleef & Arpels, a L’ÉCOLE, School of Jewelry Arts dedica-se a divulgar o savoir-faire da joalharia ao maior público possível através de uma série de programas.
Os livros desempenham um papel central nesta missão, servindo como fontes de conhecimento, repositórios de resultados de investigação e instrumentos de divulgação do conhecimento e de salvaguarda da sua longevidade.
É por essa razão, que a L’ÉCOLE se sente particularmente honrada por ter sido escolhida pelo Sr. Arikawa, um dos mais importantes coleccionadores de jóias do mundo, para o lançamento internacional exclusivo do seu livro “Jóias Divinas: A Procura da Beleza”, um importante testemunho da visão e da vida do coleccionador ao longo de quatro décadas.
A mostra é apresentada no Hôtel Mercy-Argenteau, a mais nova sede parisiense da L’ÉCOLE, School of Jewelry Arts, que acolhe uma exposição temporária excepcional de cerca de vinte peças da colecção do Sr. Arikawa, Albion Art para a ocasião.
L’ÉCOLE, Escola de Joalharia e Kazumi Arikawa, uma amizade franco-japonesa
Criada ao longo dos anos.
Desde a sua criação em Paris, em 2012, L’ÉCOLE tem viajado regularmente para o estrangeiro para divulgar a cultura da joalharia a nível internacional. Foi durante a sua segunda viagem a Tóquio, em 2019, que se formou um laço duradouro entre a instituição e o grande colecionador japonês Kazumi Arikawa, fundador e presidente da colecção Albion Art. “Durante uma das nossas viagens a Tóquio, a primeira exposição da L’ÉCOLE, School of Jewelry Arts sobre Art Nouveau beneficiou de vários empréstimos magníficos da colecção Albion Art.
Desde então, o Sr. Arikawa tem-nos emprestado regularmente peças preciosas da sua colecção para as nossas exposições, incluindo Uma Nova Arte: Metamorfoses da Joalharia, realizada no ano passado em Paris, e ‘Jardim de Esmeraldas’, actualmente em exposição no nosso campus de Xangai”, explica Élise Gonnet Pon, Diretora da L’ÉCOLE, School of Jewelry Arts France & Europe. O lançamento exclusivo de uma grande obra que relata a busca de beleza de um colecionador ao longo de mais de quarenta anos A L’ÉCOLE, School of Jewelry Arts surgiu como um parceiro ideal quando chegou a altura de celebrar o lançamento do novo livro do Sr. Kazumi Arikawa, “Jóias Divinas: A Procura da Beleza”.
O colecionador e a instituição partilham uma visão comum, reconhecendo a joalharia como uma forma de arte e procurando preservar o savoir-faire e a dimensão simbólica, ou mesmo filosófica, de cada peça.
“É uma grande honra para a L’ÉCOLE, School of Jewelry Arts e estamos convictos da importância desta obra, ainda mais porque será publicada em japonês, chinês, inglês e francês. Não podemos deixar de reconhecer a vontade do Sr. Arikawa de publicar o livro, um feito notável tendo em conta da profundidade e da qualidade do trabalho da grande historiadora de jóias Diana Scarisbrick”, acrescenta Elise Gonnet Pon.
Estruturado em dez capítulos temáticos, “Jóias Divinas: A Procura da Beleza” apresenta uma selecção de obras, desde de camafeus e entalhes antigos a peças naturalistas do século XIX. Cada joia promove o diálogo entre a abordagem científica da historiadora Diana Scarisbrick e a visão do coleccionador.
“Para mim, que colecciono e estudo jóias há mais de quarenta anos, como se fosse uma peregrinação guiada pela beleza, não poderia haver maior prazer do que se estas obras de arte da joalharia, nas quais mestres artesãos quase sobrenaturais em cristais requintados criados pela a terra, se tornem numa ocasião de contemplação e inspiração emocional, semelhante a uma oração à sua beleza”, afirma Kazumi Arikawa na sua introdução no livro.
Esta publicação ilumina a visão de Kazumi Arikawa, um colecionador japonês, fundador e presidente da Albion Art. Ao longo da sua carreira, ele tem procurado as jóias mais deslumbrantes do mundo, adquirindo peças raras de todas as épocas com um valor artístico e histórico incomparável, incluindo um importante número de jóias reais de toda a Europa e a maior colecção de tiaras históricas.
Para Kazumi Arikawa, que passou vários anos como monge budista, a arte da joalharia é uma viagem espiritual uma exaltação das emoções e uma celebração da beleza universal, que ele fez sua missão de que ele tem como incumbência difundir pelo mundo através de publicações e exposições. Na cultura japonesa, esta veneração da beleza está intimamente ligada à pureza da alma.
Apresentando um catálogo de obras com curadoria da aclamada historiadora de jóias Diana Scarisbrick, assim como as fotografias inéditas de Nils Herrmann, este volume apresenta pela primeira vez 250 peças preciosas que passaram pelas mãos hábeis deste coleccionador único.
A partir do seu lançamento, a 18 de Setembro, esta grande obra estará disponível em L’Escarboucle, a livraria de L’ÉCOLE, , School of Jewelry Arts, Paris.
Uma exposição temporária de excepção que recorda a história da joia e a vida de um coleccionador muito singular.
Para assinalar o lançamento de “Joias Divinas: A Procura da Beleza, cerca de vinte peças estão expostas durante oito dias, de 19 a 26 de Setembro de 2024, no salão principal do Hotel Mercy-Argenteau, dem Paris. Escolhidas entre as peças preciosas da colecção Albion Art, estas jóias prestam homenagem a quarenta anos de coleccionismo e ilustram os diferentes capítulos do livro, desde retratos de soberanos gravados em camafeus e entalhes, à arte de captar a beleza efémera da natureza em tiaras, colares e outros ornamentos preciosos e a mística das pedras preciosas.
Theresa Beco de Lobo