Joana Vasconcelos I No novo Museu de Arte Contemporânea de Malta

Joana Vasconcelos I No novo Museu de Arte Contemporânea de Malta

A internacionalmente reconhecida artista portuguesa inaugurou no dia 27 de Outubro de 2024 no primeiro museu de arte contemporânea de Malta – Malta International Contemporary Art Space (MICAS), uma grande mostra, que ocupa os três níveis do espaço do museu, com obras representativas da carreira de cerca de 30 anos de Joana Vasconcelos. Este acontecimento estará patente até 27 de Março de 2025.

A artista, reconhecida pelo uso de cores vibrantes e instalações monumentais também inaugurou o Ospizio – uma fortaleza do século XVII, localizada em frente ao Porto de Marsamxett – que oferece uma perspetiva privilegiada de Valletta, a capital de Malta que é património mundial pela UNESCO.

“É uma verdadeira honra e um enorme privilégio ser a primeira artista a apresentar uma exposição no MICAS. Não só pelo incrível programa de arte contemporânea que esta instituição de arte propõe, mas também pelo contexto histórico de Malta, com uma longa história de mulheres artistas desde os templos antigos à arte contemporânea. Estou muito entusiasmada por fazer esta maravilhosa exposição em Malta!”, afirmou Joana Vasconcelos.

A artista, que recentemente colaborou com a Dior, na criação da obra para o desfile Outono/Inverno 2023-2024, da marca, foi agora até Malta apresentar o seu corpo de trabalho, “Transcending the Domestic”, visa explorar temas, tais como a espiritualidade e a domesticidade, e conta com obras como a Árvore da Vida, Jardim do Éden, e Valkyrie Mumbet. Esta mostra conta com uma seleção de outras instalações que exploram as tensões entre a vida contemporânea e a procura de satisfação emocional e espiritual.

Malta International Contemporary Art Space (MICAS)

Este evento histórico marca um momento significativo tanto para o

Malta International Contemporary Art Space, (MICAS), quanto para a cena artística internacional, pois inaugura um programa de dois anos desenhado para elevar Malta como um centro global de arte contemporânea.

Após a exposição de Vasconcelos, futuras mostras incluirão obras de artistas icónicos como Milton Avery e Reggie Burrows Hodges, misturando perspetivas globais com o contexto cultural e histórico único de Malta.

Phyllis Muscat, CEO e Presidente do MICAS, expressou o seu entusiasmo em relação ao programa do museu: “Estamos orgulhosos de que o nosso programa estabeleça uma identidade para o MICAS numa cena artística global muito concorrida, ao mesmo tempo que reafirma a nossa independência artística. Isso diferencia o MICAS de outras organizações culturais financiadas pelo governo e alinha-nos com museus internacionais sem fins lucrativos.”

Malta International Contemporary Art Space (MICAS), é um edifício histórico, com galerias luminosas, este  novo espaço proporciona um cenário deslumbrante para as obras de Joana Vasconcelos que frequentemente incorporam materiais do quotidiano de formas não convencionais. Esta exposição dialoga profundamente com questões de género e políticas culturais, como vem a ser hábito com Joana Vasconcelos.

Theresa Beco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *