Créateurs Design Awards 2025, irá homenagear Sir Norman Foster

Créateurs Design Awards 2025 I Irá homenagear Sir Norman Foster

Durante a cerimónia nos Créateurs Design Awards 2025, que terá lugar em Paris a 18 de Janeiro, Sir Lord Norman Foster receberá o prémio Andrée Putman Lifetime Achievement Award 2025 e os arquitectos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa do SANAA serão também distinguidos com o Prix Charlotte Perriand.

Um dos arquitectos vivos mais célebres do mundo, Sir Norman Foster construiu e reconstruiu alguns dos edifícios mais famosos de todo o mundo e é um dos principais responsáveis por skylines metropolitanas como as de Nova Iorque e Londres.

Sir Norman Foster, arquitecto inglês, que nasceu em Manchester em 1935. Formou-se na Escola de Arquitectura da Universidade de Manchester, em 1961, e recebeu uma bolsa para a Universidade de Yale nos Estados Unidos da América, onde se doutorou em Arquitectura. Nesta Universidade conheceu Richard Rogers, um dos autores do célebre centro cultural Centre Georges Pompidou em Paris (1977), com quem fundou em 1963, o atelier Team 4, vindo a separar-se deste arquitecto quatro anos depois, quando estabeleceu a Foster Associates, (que mais tarde se tornou Foster + Partners).

O estilo arquitectónico de Foster, tipicamente descrito como high-tech e modernista, emprega a utilização inovadora de materiais como o aço e o vidro.

No centro da prática do arquiteto britânico está um “quadro de responsabilidade” que inclui princípios de conceção sustentável, com uma ênfase central no bem-estar dos clientes. 

Os edifícios célebres construídos por Foster incluem o Bundestag em Berlim, a Hearst Tower em Nova Iorque e outros em todo o mundo.

Foster é provavelmente mais conhecido pelo seu edifício “Gherkin” no distrito financeiro de Londres, que alberga o grupo de resseguros Swiss Re Group. 

Numa relação estreita com a Apple, a Foster + Partners concebe lojas Apple em todo o mundo, como a Apple Fifth Avenue em Manhattan, a Apple Cotai Central em Cotai, a Apple Champs-Elysees em Paris, a Apple Piazza Liberty em Milão, entre outras.

Em 2017, lançou a Fundação Norman Foster (NFF) com a missão de promover “o pensamento interdisciplinar e a investigação para ajudar as novas gerações de arquitectos, designers e urbanistas a antecipar o futuro”.

A sede da fundação está situada num palácio residencial classificado como património em Madrid, Espanha, que foi reconstruído e ampliado pelo estúdio. 

Recebeu o título de Cavaleiro da Rainha Isabel II pelos seus serviços à arquitectura nacional em 1990 e, mais tarde, em 1997, foi nomeado pela Rainha para a Ordem de Mérito. Em 1999, recebeu um título de nobreza vitalício que o tornou Lord Foster de Thames Bank. Ainda nesse ano, recebeu o Prémio Pritzker, a mais alta distinção da arquitectura.

Revela-se em Norman Foster uma busca constante de uma maior clareza sobre as suas experiências na luz e no espaço, criou estruturas arquitectónicas que são pessoais, audazes e originais.

Foster, não é apenas um mestre da grande construção urbana, mas também é um criador do expressionismo arquitectónico.

Theresa Beco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *