Caspar David Friedrich I A Alma da Natureza

Caspar David Friedrich I A Alma da Natureza

As paisagens de Caspar David Friedrich tornaram-se sinónimo do sublime, a expressão máxima da imensidão e beleza da natureza. A sua nova retrospectiva expõe outras facetas de uma produção ampla e única.

O Metropolian Museum of Art, em Nova Iorque apresenta de 8 de Fevereiro a 11 de Maio de 2025, a primeira grande retrospectiva dedicada a Caspar David Friedrich, (1774-1840). 

Esta grande exposição internacional conta com mais de 75 pinturas e trabalhos em papel do artista romântico alemão, destacando a sua exploração do mundo natural e apresentando uma rara oportunidade de ver obras que viajam para os Estados Unidos. 

A arte de Friedrich apresenta a natureza como um local de descoberta pessoal e filosófica. Utilizando o poder expressivo da perspectiva, luz, cor e atmosfera, o artista criou paisagens que articulam uma profunda ligação entre o mundo natural e o eu interior, ou alma. Este imaginário encapsulava os novos ideais emergentes do Romantismo europeu, uma revolução cultural que defendia concepções de perceção e sentimento individuais que ainda hoje são vitais.

“O mais importante pintor romântico alemão, Caspar David Friedrich, ilumina de forma brilhante a nossa compreensão do mundo natural como uma paisagem espiritual e emocional. Esta primeira grande retrospectiva nos Estados Unidos do pintor mais amado da Alemanha segue-se às celebrações da obra de Friedrich na Europa, por ocasião do 250º aniversário do artista em 2024. Estamos entusiasmados por colaborar com os nossos colegas dos museus alemães e muitos outros generosos patrocinadores nesta rara oportunidade de reflectir sobre os retratos de Friedrich da natureza e da condição humana”, afirmou Max Hollein, Director do Metropolian Museum of Art e Marina Kellen French Directora Executiva do Metropolian Museum of Art e da Marina Kellen French Foundation e da Anna-Maria and Stephen Kellen Foundation.

A exposição foi organizada em cooperação com a Alte Nationalgalerie do Staatliche Museen zu Berlin, o Staatliche Kunstsammlungen Dresden e o Hamburger Kunsthalle, instituições que reúnem as colecções mais importantes da obra de Friedrich no mundo. Em 2023/24, estes museus apresentaram exposições muito importantes da arte de Friedrich, no âmbito das celebrações do jubileu do artista na Alemanha. Como ponto culminante desta série de eventos, a mostra do Metropolian Museum of Art conta com cedências sem precedentes das três instituições e de mais de 30 outros beneméritos públicos e privados da Europa e da América do Norte, muitos deles nunca antes vistos nos Estados Unidos. Apesar da célebre reputação de Friedrich, houve apenas duas exposições dedicadas à sua obra nos Estados Unidos, como “A Visão Romântica de Caspar David Friedrich”, realizada no Metropolian Museum of Art e no Art Institute of Chicago em 1990/91, com 9 pinturas e 11 trabalhos em papel de Friedrich; e “Caspar David Friedrich: Observadores da Lua”, realizada no Metropolian Museum of Art em 2001, que incluiu 7 pinturas e 2 trabalhos em papel do artista.

Agora esta mostra: “Caspar David Friedrich: A Alma da Natureza” apresenta pinturas a óleo, desenhos acabados e esboços de trabalho de todas as fases da carreira do artista, juntamente com exemplos seleccionados dos seus contemporâneos. A selecção destaca o desenvolvimento de Friedrich de um vocabulário simbólico de motivos paisagísticos para transmitir os significados pessoais e existenciais que ele descobriu na natureza. Entre as obras cedidas que estão exibidas pela primeira vez nos Estados Unidos estão: “Viajante sobre o Mar de Nevoeiro” (Hamburger Kunsthalle) e Monge à Beira-mar, 1808/10 (Staatliche Museen zu Berlin, Nationalgalerie), duas das pinturas mais célebres de Friedrich e ícones da arte romântica. Muitas outras obras de assinatura, como “Dólmen no Outono” (Albertinum, Staatliche Kunstsammlungen Dresden), não são vistas nos Estados Unidos há décadas. A exposição reúne também, pela primeira vez, as cinco pinturas de Friedrich pertencentes a museus dos Estados Unidos (The Met, Kimbell Art Museum, J. Paul Getty Museum, National Gallery of Art e Saint Louis Art Museum), colocando estas raras colecções americanas no contexto mais vasto da arte de Friedrich. Uma notável selecção de trabalhos em papel provenientes de colecções nacionais e internacionais mostra o talento de Friedrich como autor e a centralidade do desenho na sua prática criativa. Sendo um projecto conjunto de especialistas em pintura e desenho, a exposição também tem em conta a forma como o artista trabalhou em vários suportes e como os diferentes materiais e técnicas moldaram o seu estilo.

A exposição desenrolar-se-á de forma cronológica e temática, traçando o retrato que Friedrich fez da paisagem da Europa Central e Setentrional ao longo da sua carreira de quatro décadas, que coincidiu com mudanças simbólicas e físicas pronunciadas na terra – provocadas pela ascensão do pensamento romântico, descobertas científicas sobre a terra, industrialização nascente e convulsões políticas, sobretudo as guerras napoleónicas de 1803/1815. Cada secção da mostra salienta motivos paisagísticos específicos e estratégias pictóricas que definiram a arte de Friedrich, destacando simultaneamente os temas que ele explorou, entre os quais a espiritualidade e a religião; a experiência do infinito e do incognoscível; a passagem do tempo e a mortalidade; a solidão e a companhia na natureza; a justaposição do familiar e do desconhecido; e a mistura de beleza e perigo a que os românticos chamavam o sublime. No seu conjunto, a exposição salienta a visão de Friedrich sobre a natureza e situando a sua arte no âmbito da política tumultuosa e da cultura vibrante da sociedade alemã do século XIX, iluminando o papel do Romantismo alemão na formação das percepções modernas do mundo natural.

Theresa Beco de Lobo

Theresa Bêco de Lobo

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