Vogue I Inventando a Passarela
“Vogue: Inventando a Passarela” é uma nova e excitante exposição que leva o visitante numa viagem vibrante através da história da passerelle da moda. Desde os íntimos e exclusivos salões de alta-costura do início do século XX até às extravagantes actuações nas passerelles dos tempos mais recentes, “este deslumbrante espectáculo dá vida a tudo isto para que todos possam desfrutar”, segundo (The Times).
Os visitantes poderão experimentar o que é ter um lugar na primeira fila e as vozes da moda do passado, do presente e do futuro. A narração do espetáculo é feita pela actriz e produtora Cate Blanchett, vencedora de dois Óscares da Academia.
“Na Vogue, tivemos a sorte de, ao longo das décadas, assistir a muitos desfiles incríveis, que muitas vezes contaram a história da moda tanto quanto as próprias roupas. A experiência Lightroom é uma oportunidade maravilhosa para que muito mais pessoas experimentem em primeira mão a emoção de ver a história da moda se desenrolar bem na frente delas,” disse Anna Wintour, directora de conteúdo da Condé Nast e directora editorial global da Vogue.
A mostra “Vogue: Inventando a Passarela” leva o público numa viagem cativante pelo mundo dos desfiles de moda, destacando como estes evoluíram para plataformas poderosas para os designers expressarem a sua criatividade e identidade. Esta experiência emocionante celebra a imaginação, a habilidade e a paixão que moldaram o mundo da moda, estação após estação.
Desde os designs inovadores de Patrick Kelly, que trouxeram alegria e inclusão para a passerelle, até ao impacto transformador de Virgil Abloh e Pharrell na Louis Vuitton, esta viagem mostra como a moda continua a ultrapassar os limites e a inspirar a mudança.
Veja o trabalho inovador de Alexander McQueen e John Galliano, celebrado pelo seu impacto na moda. Os designs arrojados e dramáticos de McQueen transformaram a passerelle numa forma de arte, enquanto as colecções teatrais e inspiradas na fantasia de Galliano na Dior reavivaram a alta costura com capricho e opulência. Os visitantes vêem estes momentos icónicos da história das passerelles de moda a uma escala nunca antes vista, talvez desde a sua apresentação original.
O espetáculo conta com mais de 60 criadores. As casas e os estilistas incluem: Alexander McQueen, Balenciaga, Burberry, Chanel, Chloé, Christian Dior, Christopher John Rogers, Comme des Garçons, Coperni, Courrèges, Dolce & Gabbana, Dries Van Noten, Fendi, Givenchy, Gucci, Hood by Air, Hussein Chalayan, Iris Van Herpen, Jacquemus, Jean Paul Gaultier, Junya Watanabe, Loewe, Louis Vuitton, Maison Margiela, Marc Jacobs, Martine Rose, Miu Miu, Moschino, Patou, Prada, Pyer Moss, Rick Owens, Saint Laurent, Schiaparelli, Stella McCartney, Thierry Mugler, Thom Browne, Tomo Koizumi, Undercover, Versace, Victoria Beckham, Vivienne Westwood, Willy Chavarria e Yohji Yamamoto.
Na Lightroom, com as suas paredes de quatro andares como uma tela de 360 graus, o visitante aproxima-se das fantásticas visões dos estilistas de formas novas e excitantes, tudo a uma escala nunca antes experimentada. A exposição “Vogue: Inventando a Passarela” utiliza animação original numa experiência que é simultaneamente visceral e perspicaz, com um design de som envolvente e uma banda sonora icónica que funde música clássica e pop, tudo isto evocando os mundos em que espectáculos icónicos mudaram a paisagem cultural. Trata-se de uma aventura interactiva através da moda que será certamente inesquecível.
Chioma Nnadi, Diretora de Conteúdo Editorial da British Vogue, afirmou: “É apropriado acolher esta experiência Lightroom, que se encontra a uma curta distância da Central Saint Martins, onde muitos dos estudantes de moda do Reino Unido iniciam o seu percurso para se tornarem nos designers que conhecemos e adoramos. Espero que a exposição seja uma ferramenta educativa, pois dá vida aos momentos culturais mais emblemáticos através da lente da moda, para a próxima geração de aspirantes a designers.”
A exposição também apresenta a cobertura inigualável e o extenso arquivo da Vogue, que remonta à sua primeira publicação em 1892, assim como materiais raros de casas de moda e colaboradores notáveis. Vamos ouvir personalidades célebres da indústria; os editores que testemunharam desfiles marcantes, as modelos que os desfilaram e os designers que os criaram. A Mostra “Vogue: Inventando a Passarela” foi concebida pelo 59 Studio e dirigida por Mark Grimmer. Desde a sua abertura, a Lightroom já recebeu mais de 590.000 pessoas. Tal como as exposições anteriores, como “David Hockney: Bigger & Closer” e “The Moonwalkers”: Uma Viagem com Tom Hanks, esta nova coprodução tem como objectivo ultrapassar os limites do que as exposições imersivas podem oferecer – combinando a narração de histórias com o espetáculo, para criar uma nova forma de entretenimento para um público diversificado e crescente.
Theresa Bêco de Lobo