97.ª Cerimónia dos Óscares

Dolby Theatre, em Hollywood, Califórnia I 2 de Março de 2025

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega anualmente o mais conhecido e cobiçado prémio da indústria do cinema de Hollywood, o Oscar. Oferecido desde 1929, a honraria foi ideia de Louis B. Mayer, chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). Desde então, a premiação acumula recordes entre os seus vencedores (e também entre os perdedores). Marcas que entraram para a história do cinema, mas podem ser batidas a cada nova cerimónia.

A 97ª edição do Oscar aconteceu neste domingo 2de Março de 2025. Directo do Dolby Theatre, em Los Angeles nos Estados Unidos, em que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os vencedores da premiação, que é considerada a mais importante do cinema mundial.

Os nomeados foram anunciados em 23 de Janeiro. A grande expectativa era para o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, que fez história ao conseguir uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional em língua não inglesa. O filme de Walter Salles ainda competiu também nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Actriz, pela actuação de Fernanda Torres.

Após quatro tentativas, o Brasil finalmente conseguiu levar a estatueta de Melhor Filme Internacional em Língua não Inglesa.

O filme com mais nomeações foi “Emilia Pérez, que apostava em  13 nesta edição da premiação. Em seguida, aparecem “O Brutalista” e “Wicked“, com 10 cada.

No entanto, o grande vencedor da noite foi “Anora“, que conquistou as cobiçadas estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direcção e Melhor Actriz.

Passadeira Vermelha

Luzes, câmaras, acção. Foi a grande noite do cinema e a festa fez-se também na passadeira “vermelha” à porta do Dolby Theatre, em Hollywood.

No domingo, 2 de Março de 2024, Hollywood encerrou a temporada de premiações cinematográficas com estilo. Celebridades e apresentadores do Oscar 2024 chegaram ao Teatro Dolby exibindo silhuetas de sereia, vestidos metálicos ousados e uma série de joias marcantes.

A 97ª cerimónia dos Óscares, no domingo, foi o fim de uma temporada de prémios que perdeu algum do seu brilho devido aos trágicos incêndios florestais e às controvérsias em torno de alguns filmes nomeados. Mas, na maior parte das vezes, o peso no ar não ofuscou o brilho dos tapetes vermelhos da temporada – e o tapete da “Academy Red” personalizado, em que as estrelas desfilaram nos Óscares não foi excepção.

A ocasião, conhecida como a maior noite de Hollywood, teve as estrelas a destacarem os seus looks na passadeira vermelha. Algumas apareceram em cores brilhantes: vermelhos e azuis, por exemplo, assim como amarelos e rosas pastel. Outras brilharam com roupas metálicas. E muitos que optaram por smokings ou vestidos discretos tornaram-nos mais especiais com jóias brilhantes.

Os metálicos foram um tema no tapete para muitas estrelas de Hollywood, por exemplo a Demi Moore usou um vestido Armani Privé com milhares de lantejoulas prateadas, encarnou todo o seu glamourde Hollywood neste modelo prateado brilhante. O vestido Ralph Lauren, rosa pálido com pedras de cristal de Selena Gomez, actriz de “Emilia Pérez,” destaca um look extremamente elegante. A actriz Halle Berry deslumbrou os espectadores com um modelo Christian Siriano construído com fragmentos espelhados.

As estrelas de “Wicked”, Cynthia Erivo e Ariana Grande, também prestaram homenagens de alto estilo às suas personagens, do filme:”Wicket”. Os homens representaram igualmente a Moda, com o sempre elegante smokings, como Colman Domingo, o singular Jeremy Strong  e ainda o Timothée Chalamet, entre os nomeados.

A Passadeira Vermelha tornou-se glamorosa e aliada com visuais elegantes, vaporosos e, na sua maioria, repletos de cor, com apontamentos de excentricidade pelo meio.

Embora a gala dos Óscares seja uma grande noite de cinema, é também uma oportunidade para mostrar o melhor da moda e da alta costura.

Theresa Bêco de Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *