Vestido de cidade, 1868/1869.
Worth & Bobergh.
“Faille” de seda.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Madeleine Cartwright, 1887.
Louise Breslau.
Óleo sobre tela
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Petit Palais, musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Colecção Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
A. Capa de noite, (entre 1895 e 1900).
Worth.
Cetim cinzento e musselina de seda. Flores em tecido de algodão lilás e verde e fios metálicos debruados a seda. Forro em cetim de seda marfim.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Pormenor Capa de noite, (entre 1895 e 1900).
Worth.
Cetim cinzento e musselina de seda. Flores em tecido de algodão lilás e verde e fios metálicos debruados a seda. Forro em cetim de seda marfim.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Retrato da Condessa Edmond Récopé, nascida Malher, 1888.
Edouard Debat-Ponsan
Óleo sobre tela.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Petit Palais, musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Colecção Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
“Le Buffet”, 1884.
Jean-Louis Forain
Óleo sobre tela.
Colecção Particular.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
A Escadaria da Ópera, 1877.
Louis Béroud.
Óleo sobre tela.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Musée Carnavalet – Histoire de Paris.
Colecção Musée Carnavalet – Histoire de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris
Sra. William Astor, 1890.
Charles-Emile-Auguste Carolus-Duran.
Óleo sobre tela.
Créditos da imagem: CCØ The Metropolian Museum of Art, New York.
Colecção The Metropolitan Museum of Art / European Paintings, New York,
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
A. Vestido de noite conhecido como “Robe aux lys”, (cerca de 1896).
Worth.
Veludo de seda preto, cetim de seda duchesse branco-marfim com incrustações em forma de ramos de lírios, debruado com um cordão de fios de prata dourada. Bordado com pérolas, lantejoulas, strass e fio prateado metálico.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
.Pormenor do Vestido de noite conhecido como “Robe aux lys”, (cerca de 1896).
Worth
Veludo de seda preto, cetim de seda duchesse branco-marfim com incrustações em forma de ramos de lírios, debruado com um cordão de fios de prata dourada. Bordado com pérolas, lantejoulas, strass e fio prateado metálico.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Vestido “bizantino” usado pela Condessa Greffulhe no casamento da sua filha Elaine com o Duc de Guiche em 14 de Novembro de 1904.
Worth.
Tule de algodão cru bordado com pérolas, lantejoulas e canutilhos de vidro e metal; lamé dourado; pele de coelho (moderna); forro de tafetá de seda bege.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Vestido de noite, (cerca de 1895).
Worth.
Seda creme, preta e amarela com efeito pequinês, brocado e desenho de flores, musselina de seda amarela, fita de cetim preta; forro de “faile” de seda bege.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Condessa Greffulhe, 1886.
Nadar.
Processo fotomecânico.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Andrée Caroline Worth, (cerca de 1886).
Impressão moderna.
Colecção Particular.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Gazette du Bon Ton, Entre Cães e Lobos, 1912.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris.
Publicidade do perfume “Vers le jour” de Worth, 1925.
Egidio Scaioni.
Impressão positiva colada sobre cartão creme e papel kraft.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris
Vestido de noite com decote atrás, entre 1920 e 1930.
Anónimo.
Impressão em gelatina de prata,
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris
Vestido de noite da Princesa Murat, desenho de Jean Dunand para Ducharne, cerca de 1926.
Worth.
Créditos da imagem: CCØ Paris Musées / Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Colecção Palais Galliera, Musée de la Mode de la Ville de Paris.
Cortesia Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris
Com a contribuição expcecional do Palais Galliera, o Petit Palais apresenta a primeira exposição dedicada à casa de moda Worth, de 7 de Maio a 7 de Setembro de 2025.
Charles Frederick Worth (1825-1895) fundou uma casa de moda que se tornou o epítome do luxo parisiense e, como tal, desempenhou um papel fundamental na história da moda. Nascido em Inglaterra e amplamente reconhecido como o inventor da alta costura, fundou a casa ̋Worth & Bobergh ̋ em Paris, no número 7 da Rue de la Paix, em 1858. Dirigida por quatro gerações de Worths, foi a personificação do requinte e do “savoir-faire “francês durante quase um século.
Esta retrospectiva sem precedentes, apresentada nos 1.100 metros quadrados das grandes galerias do Petit Palais, apresenta mais de 400 obras, entre vestuário, acessórios, objectos de arte, pinturas e grafismos, formando um fresco imersivo que destaca não só as criações da Casa Worth, mas também os nomes ilustres associados à maison. A exposição, de grande amplitude, inclui peças das colecções do Palais Galliera, assim como peças raras e prestigiadas, emprestadas pelos principais museus internacionais, como o Philadelphia Museum of Art, o Metropolitan Museum of Art,
o Victoria and Albert Museum, o Palazzo Pitti e muitas colecções privadas.
Numa panorâmica cronológica da evolução da casa desde o Segundo Império até ao período entre guerras, a exposição revela como a visão internacional de Worth contribuiu para fazer da marca uma autoridade incontestável e de Paris a capital da moda.
A primeira parte da exposição salienta os primórdios da Casa Worth, desde 1858 até ao início da Primeira Guerra Mundial, o seu sucesso inicial e a sua clientela. Charles Frederick Worth chegou a Paris em 1846 e começou a trabalhar como vendedor para Gagelin, um conhecido comerciante de têxteis. Rapidamente se tornou céllebre e em 1858, com o sueco Otto Gustav Bobergh, fundou a ̋Worth & Bobergh̋ no primeiro andar do número 7 da Rue de la Paix.
A casa vestiu a Princesa von Metternich, a corte imperial e a Imperatriz Eugénie, confirmando rapidamente a sua proeminência na moda parisiense. Em 1870, Worth terminou a sua colaboração com Bobergh e as suas criações passaram a ser rotuladas de ̋Worth ̋. Da roupa de dia aos casacos de ópera, dos vestidos de chá aos vestidos de baile, a exposição apresenta o estilo inimitável de Worth para silhuetas usadas em todos os momentos de um dia.
A exposição destaca também a prestigiada clientela da casa, a italiana Franca Florio, a americana Lady Curzon e a emblemática Condessa Greffulhe, que serviu de inspiração para a Duquesa de Guermantes de Marcel Proust. Os retratos pintados por Carolus-Duran, La Gandara, Louise Breslau e outros pontuam a exposição e demonstram o desejo destas mulheres célebres de serem retratadas no seu mais belo vestido de Worth.
O ano de 1895 marca um ponto de viragem na história da casa, quando Charles Frederick morreu e os seus filhos, Jean-Philippe e Gaston Worth, assumem o controlo.
A exposição dá vida à mítica Rue de la Paix e às suas muitas casas de moda, incluindo Paquin, Doucet e Doeuillet. Poiret, o costureiro que iniciou a sua carreira em Worth, abriu o seu próprio atelier em 1903. Documentos e fotografias permitem conhecer o quotidiano da casa, que envolveu milhares de pessoas, desde o atelier de costura ao departamento de embalagem, passando pelo estúdio de fotografia e pelos luxuosos salões frequentados pela sua clientela internacional.
A última secção centra-se na nova idade de ouro da casa, no início do século XX. Sob a direção de Jean-Philippe e Gaston Worth, a casa continuou a crescer. Nesta época, os estilos do Primeiro Império regressam, ao mesmo tempo que a moda responde às novas aspirações da sociedade por silhuetas mais discretas, rectas e cónicas. As criações de Worth, promovidas pela imprensa especializada, como La Gazette du Bon Ton, consolidam a sua reputação.
Na década de 1920, os filhos de Gaston, Jean-Charles e Jacques, assumem o controlo da Casa Worth, que abraça plenamente a modernidade. Em cada estação, apresenta novas colecções de casacos, capas, casacos de dia e vestidos de noite, e a assinatura da casa ̋Worth blue ̋ .
Em 1924, Worth lançou o seu primeiro perfume, “Dans la Nuit”. Seguiram-se vários outros com frascos também desenhados por Lalique, como “Vers le Jour”, “Sans Adieu” e “Je Reviens”. Uma colaboração excepcional com o conservatório de perfumes Osmothèque permite aos visitantes experimentar o aroma revivido de “Je Reviens”.
A exposição apresenta quatro vídeos, realizados pelo jornalista Loïc Prigent, que revelam a confeçcão de quatro peças de vestuário icónicas e os bastidores do processo de vestir os manequins. Vários clipes de filmes e estações de áudio mergulham os visitantes na azáfama quotidiana de uma casa de moda. Além disso, um percurso de actividades convida as crianças entre os 7 e os 10 anos a experimentar o mundo da moda e a ajudar o famoso costureiro a inventar a alta costura.
A exposição propõe uma experiência imersiva de uma instituição lendária que estabeleceu e definiu o luxo e a elegância franceses. Abre uma página na história da moda e de um sistema que continua a ser relevante, desde as passerelles e o marketing inteligente até à invenção do grande costureiro, o antepassado directo dos costureiros actuais de renome.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.