Os animais na Arte I Uma viagem no tempo

«Passou uma tarde, veio a manhã: era o quarto dia. Deus disse, depois: “Que as águas sejam povoadas de seres vivos e que entre a terra e o firmamento haja aves a voar.” […] E Deus criou os grandes cetáceos…
«Passou uma tarde, veio a manhã: era o quarto dia. Deus disse, depois: “Que as águas sejam povoadas de seres vivos e que entre a terra e o firmamento haja aves a voar.” […] E Deus criou os grandes cetáceos…
Neste número da Moda & Moda, a propósito do dia mundial do animal, damos destaque, num outro artigo, à arte animalista ao longo do tempo e na pintura portuguesa há nomes incontornáveis. Júlio Pomar sobre quem já dedicámos um artigo…
Portugal vivia os bons ventos da Regeneração quando, a 15 de Setembro de 1856, nascia, em Angra do Heroísmo, José Júlio de Sousa Pinto que viria a ser um dos nomes maiores do Naturalismo português. Sousa Pinto teve a possibilidade,…
Em pleno século das convulsões sociais e grandes revoluções oitocentistas, dois grandes movimentos se impuseram em clara divergência e oposição ao Romantismo, movimento que se sustentava numa visão idílica da vida. Primeiro o Realismo, começando pela pena atenta e acutilante…
A imortalidade é um desejo transversal ao longo da História de uma Humanidade que teme e morte e sobretudo lamenta o esquecimento. Numa tentativa de contrariar o apagamento da sua existência, o Homem foi criando objectos, imagens e edifícios, e…
O mês de Julho começa com uma homenagem que o mundo presta às bibliotecas, esses lugares de encantamento que nos inspiram silêncio e nos convidam a desvendar o desconhecido, Com origem no grego antigo, o termo “biblioteca” resulta da união…
A arte, na sua concretização enquanto objecto perceptível, tem sido ao longo da história da humanidade “(…) a expressão de uma vontade ou aspiração criativa e tem constituído uma parte notável do ambiente material da vida” como nos diz Argan…
Nasceu e morreu no mês das rosas. Nasceu e viveu num século marcado por duas revoluções que iriam mudar o rumo da História do ocidente: a independência dos EUA e a Revolução Francesa. Nasceu, viveu e pintou numa época imbuída…
No último número de Novembro, lembrámos Amadeu de Sousa Cardoso e a sua rebeldia de génio que não seguia nenhuma escola nem modas artísticas. Amadeu fez parte de uma geração vanguardista que rasgou compromissos com o academismo reinante cujos paradigmas…
Cento e Cinquenta Anos de História da Perfumaria Lisboeta I No Palácio Pimenta O Museu de Lisboa, Palácio Pimenta, em Lisboa, exibe desde 19 de Janeiro até 23 de Fevereiro de 2005, uma exposição singular: “Cheira bem, cheira a Lisboa”.…